Nesta quarta-feira (01), o índice Ibovespa abriu o pregão com alta de 0,08%, aos 146.360 pontos. O início do mês é marcado por cautela nos mercados internacionais, diante da paralisação do governo dos Estados Unidos, que ameaça adiar a divulgação de dados econômicos importantes e impactar as expectativas sobre a política monetária do Federal Reserve. No Brasil, o mercado acompanha temas domésticos, como a votação na Câmara do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para até R$ 5 mil.
Nos Estados Unidos, os departamentos do Trabalho e do Comércio informaram que agências de estatísticas suspenderão a divulgação de dados durante o shutdown (paralisação do governo por falta de aprovação do orçamento pelo Congresso), incluindo o relatório de emprego programado para sexta-feira, considerado crucial para decisões do Fed sobre cortes de juros. Na ausência desses dados oficiais, o mercado dará maior atenção ao relatório de emprego do setor privado da ADP, divulgado nesta quarta-feira, que registrou perda de 32 mil vagas em setembro, abaixo das expectativas de criação de 52 mil postos. Setores como lazer, hospitalidade, serviços profissionais e financeiros puxaram o resultado negativo, enquanto educação, saúde e informação registraram saldo positivo.
O último shutdown ocorreu entre 2018 e 2019, também no governo Trump, e durou 35 dias, sendo o mais longo da história americana. Autoridades do Fed, como Austan Goolsbee e Lorie Logan, alertam que a paralisação pode influenciar decisões sobre a política monetária, aumentando a cautela quanto a possíveis cortes de juros, principalmente considerando que a inflação ainda permanece elevada.
No mercado de commodities, os preços do petróleo recuavam, refletindo expectativas de aumento da produção pela OPEP+ em relação à perspectiva de redução dos estoques nos EUA. Paralelamente, sindicatos federais processaram o governo para impedir demissões de trabalhadores durante o shutdown, reforçando a atenção sobre os impactos do impasse orçamentário sobre o funcionamento da máquina pública americana.
O Ibovespa, assim, inicia a sessão em leve alta, refletindo o equilíbrio entre indicadores domésticos e a cautela internacional diante do impasse orçamentário nos Estados Unidos, que segue sendo o principal fator de incerteza para os investidores nesta quarta-feira.
Por volta das 10h34, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:
Altas
- Braskem (BRKM5): +5,48%
- Minerva (BEEF3): +2,96%
- CSN (CSNA3): +1,90%
Baixas
- Marcopolo (POMO4): -1,91%
- Weg (WEGE3): -1,53%
- Smart Fit (SMFT3): -1,46%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.