Veja como foi o desempenho dos fundos de varejo dos grandes bancos frente a investimentos de baixo risco no mês de maio de 2013.
Nesta análise, utilizamos apenas os fundos com as seguintes características:
– Distribuídos pelos seis maiores bancos de varejo do País (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e HSBC), por conta do péssimo hábito do pequeno investidor brasileiro acessar apenas produtos das instituições nas quais mantém conta bancária;
– Aceitam aplicação inicial entre R$1 e R$ 10 mil, pois o nosso intuito é comparar as opções de investimento para o pequeno poupador;
– Voltados para investidores pessoa física e que não sejam oferecidos exclusivamente aos clientes do segmento de Private Bank.
Fundos DI
Mesmo com as elevações da taxa SELIC ocorridas nas reuniões do COPOM em 29/05 (+0,50%) e em 17/04 (+0,25%), os fundos DI da nossa amostra continuam rendendo pouco. Apenas 1 de 26 superou a poupança ajustada e nenhum superou o CDI. Este que superou a poupança é exatamente o que apresenta a menor taxa de administração.
Fundos de Renda Fixa
As recentes altas da taxa SELIC e das taxas de mercado fizeram com que os fundos de renda fixa apresentassem um desempenho ruim no mês, sendo que alguns deles tiveram perdas superiores a 4%, como mostra nosso ranking de maio. Com isto, apenas 1 de 38 fundos superou a poupança ajustada e nenhum superou o CDI.
Fundos Multimercado
Poucos fundos multimercado apresentaram bom desempenho. De 36, apenas 5 superaram a poupança ajustada (eram 19 em abril) e 4, o CDI. Pior ainda, 18 destes fundos amargaram prejuízo no mês, alguns com perdas superiores a 5%, como mostra nosso ranking.
Para quem estiver interessado em saber quais foram os fundos analisados, acesse o Ranking de rentabilidade de maio 2013.
Observações:
– Rentabilidades passadas não são garantia de resultados futuros;
– Rentabilidade dos fundos é líquida da taxa de administração, mas ainda sem desconto do imposto de renda;
– Rentabilidade da poupança foi acrescida em 22,5% (alíquota de imposto de renda para aplicações com prazos de até 180 dias), para que este produto possa ser comparado aos demais investimentos. Vale lembrar que a caderneta de poupança é isenta de imposto de renda;
– As informações aqui apresentadas não caracterizam recomendações de investimento;
– As decisões de investimento são de responsabilidade total e irrestrita do leitor. O site não pode ser responsabilizado por prejuízos oriundos de decisões tomadas com base nas informações aqui apresentadas.
Quer ver outras informações de fundos? Confira o Comparador de Fundos do Minhas Economias.
Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected] ou entre em contato pelo formulário do site.