Por:

Ranking de investimentos – rentabilidade mensal – outubro 2014

Ranking de fundos - outubro 2014

Por:

Ranking de investimentos – rentabilidade mensal – outubro 2014

Ranking de fundos - outubro 2014

Por:

Por:

Outubro de 2014 foi um mês em que o mercado financeiro apresentou grandes oscilações, principalmente a bolsa de valores e o dólar. Com isto, fundos multimercado e fundos de ações apresentaram rentabilidades bastante dispersas, com altas acima de 9% e quedas que chegaram a mais de 15% no mês. Acompanhe também as rentabilidades da poupança, LCI, LCA, LFT (Tesouro Direto) e CDB-DI em outubro de 2014.

Apresentamos abaixo, primeiramente um gráfico com as rentabilidades da poupança, LCI/LCAs, LFTs e CDBs-DI. As rentabilidades dos fundos estão apresentadas nas tabelas separadas por tipos de fundos: DI, renda fixa, multimercado, ações setoriais, ações não-setoriais, cambiais e curto prazo.

O ranking é composto apenas por fundos com as seguintes características:

– Distribuídos pelos seis maiores bancos de varejo do País (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e HSBC), pois concentram a maior parte dos recursos aplicados em fundos pelos pequenos investidores;

– Aceitam aplicação inicial entre R$1 e R$ 10 mil, pois o nosso intuito é comparar as opções de investimento para o pequeno poupador. Fundos que não permitem aplicação não foram incluídos;

– Voltados para investidores pessoa física e que não sejam oferecidos exclusivamente aos clientes do segmento de Private Bank.

No caso das LFTs, para facilitar a comparação, assumimos as seguintes hipóteses:

– Preços negociados sem ágio ou deságio, ou seja, pelo valor ao par (valor inicial corrigido apenas pela taxa Selic do período);

– Rentabilidade apresenta-se líquida da taxa de custódia de 0,30% ao ano;

– Exibimos uma rentabilidade considerando uma taxa de corretagem de 0,5% ao ano (valor usualmente cobrado pelas principais instituições financeiras) e outra com taxa de corretagem de 0%, isenção oferecida por algumas corretoras.

No caso das LCI/LCAs e da poupança, exibimos as rentabilidades acrescidas do Imposto de renda sob a alíquota de 22,5% (cobrada para investimentos com prazo de até 180 dias). O motivo disto é permitir uma comparação justa entre todos estes investimentos, uma vez que as rentabilidades de LCI/LCAs e poupança são isentas de imposto de renda para os investidores pessoa física. Com isto, os valores apresentados no gráfico e nas tabelas a seguir estão sem o desconto do imposto de renda.

Ranking investimentos - out-2014
Ranking investimentos – out-2014
Obs.: Variação do IPCA para out/14 baseada na expectativa média apurada pela Comitê de Acompanhamento Macroeconômico da ANBIMA

 

Fundos DI

Dos 23 fundos da amostra, 10 renderam mais do que a poupança ajustada pelo IR e nenhum superou o CDI no mês. O melhor fundo rendeu próximo a 96% do CDI, enquanto o pior rendeu apenas 52% do CDI. Os rendimentos dos fundos desta categoria ficaram entre 0,90% e 0,49% no mês.

Ranking fundos DI - out-2014
Ranking fundos DI – out-2014

 

Fundos de Renda Fixa

De um total de 32 fundos, 28 superaram a poupança ajustada pelo IR, mas apenas 4 apresentaram rendimento superior ao CDI. Nenhum fundo apresentou rentabilidade negativa. As rentabilidades ficaram entre 1,94% e 0,66% (204,91% e 69,93% do CDI)

Ranking fundos renda fixa - out-2014
Ranking fundos renda fixa – out-2014

 

Fundos Multimercado

Apenas 8 fundos de um total de 30 apresentaram rentabilidade superior à poupança ajustada pelo IR no mês. Em relação ao CDI, 2 fundos superaram esta taxa. 3 fundos tiveram prejuízo. Vale destacar que o fundo mais rentável tem como estratégia manter posições no índice da bolsa americana S&P 500. As rentabilidades dos fundos desta categoria ficaram entre 2,66% e -2,60% (279,69% e -279,91% do CDI)

Ranking fundos multimercado - out-2014
Ranking fundos multimercado – out-2014

 

Fundos Cambiais

De um total de 10 fundos, os 8 que têm como meta acompanhar a variação do dólar apresentaram rentabilidades entre 0,80% e 1,08%. As rentabilidades dos fundos indexados ao euro ficaram no intervalo entre -0,81% e -0,85%.
 

Ranking fundos cambiais - out-2014
Ranking fundos cambiais – out-2014

 

Fundos de Ações Setoriais

Dos 30 fundos de ações setoriais da amostra, 18 tiveram rentabilidade negativa no mês. Em relação ao Ibovespa, que teve alta de 0,95% no mês, 12 fundos apresentaram rendimento superior. Os rendimentos ficaram entre 9,24% e -15,69%, sendo que os que apresentaram os maiores prejuízos foram fundos com investimentos apenas em ações da Petrobrás.

Ranking fundos ações setoriais - out-2014
Ranking fundos ações setoriais – out-2014

 

Fundos de Ações Não-Setoriais

Dos 42 fundos de ações não-setoriais da amostra, 24 tiveram rentabilidade negativa no mês. Em relação ao Ibovespa, 16 fundos apresentaram rendimento superior. Os rendimentos ficaram entre 3,17% e -4,79%.

Ranking fundos ações não-setoriais - out-2014
Ranking fundos ações não-setoriais – out-2014

 

Fundos de Curto Prazo

Dos 10 fundos nesta categoria, apenas um superou a poupança ajustada pelo IR, mas nenhum superou o CDI. O intervalo de rentabilidade ficou entre 0,80% e 0,44% (84,35% e 46,83% do CDI).

Ranking fundos curto prazo - out-2014
Ranking fundos curto prazo – out-2014

 

Observações:

– Rentabilidades passadas não são garantia de resultados futuros;

– Rentabilidade dos fundos é líquida da taxa de administração, mas ainda sem desconto do imposto de renda;

– Rentabilidade da poupança, da LCI e da LCA foram acrescidas em 22,5% (alíquota de imposto de renda para aplicações de um a seis meses), para que estes produtos possam ser comparados aos demais investimentos. Vale lembrar que poupança, LCI e LCA são isentas de imposto de renda para pessoas físicas;

– As informações aqui apresentadas não caracterizam recomendações de investimento;

– As decisões de investimento são de responsabilidade total e irrestrita do leitor. O site não pode ser responsabilizado por prejuízos oriundos de decisões tomadas com base nas informações aqui apresentadas.

Quer ver outras informações de fundos? Confira o Comparador de Fundos do Minhas Economias.

 
Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: