Por:

O Brasileiro é Financeiramente Alfabetizado?

Por:

O Brasileiro é Financeiramente Alfabetizado?

brasileiro_econoalfa

Por:

Por:

Ser uma pessoa financeiramente alfabetizada significa entender os conceitos básicos de Finanças Pessoais de modo a possuir o conhecimento e a confiança para tomar decisões financeiras responsáveis. Ela engloba tanto o conhecimento mais matemático das finanças (como fazer cálculos) quanto a capacidade de aplicá-las no mundo real. Parece fácil, mas como será que estamos neste quesito?


Não há muitos estudos sobre este tema, infelizmente. Mas a empresa americana “McGraw Hill Financial Inc.”, que atua na área de serviços financeiros, apoiou um estudo mundial sobre a Alfabetização Financeira.

brasileiro_econoalfa_interior

A pesquisa realizava basicamente 4 perguntas que avaliariam o grau de conhecimento em 4 áreas da Educação Financeira. Aí vão as perguntas:

1. Diversificação de Riscos:

Suponha que você tenha algum dinheiro sobrando. É mais seguro colocar seu dinheiro em um negócio ou investimento, ou colocar seu dinheiro em vários negócios ou investimentos?

2. Inflação:

Suponha que nos próximos 10 anos os preços das coisas que você compra irá duplicar. Se sua renda também dobrar: você será capaz de comprar menos do que você pode comprar hoje, o mesmo que você pode comprar hoje, ou mais do que você pode comprar hoje?

3. Juros Simples:

Suponha que você precise tomar emprestado $ 100. Qual é o menor valor a ser pago de volta: $ 105 ou $100 mais três por cento?

4. Juros Compostos:
Suponha que você tivesse $100 em uma conta de poupança e o banco adicionasse 10% ao ano à conta. Quanto dinheiro você teria na conta após cinco anos, se você não tirar nenhum dinheiro da conta? Mais de $150 ou $150 exatos?

Bem, não é nenhuma pesquisa extremamente detalhada e profunda, mas ao menos é possível avaliar alguns conhecimentos básicos das pessoas.

Por outro lado, cerca de 146 países foram avaliados, uma abrangência bem grande.

O resultado avaliou o número de respostas corretas de cada país e pode ser analisada no gráfico abaixo.

 

111

 

O eixo vertical representa o percentual de respostas corretas. O eixo horizontal representa o PIB per capita de cada país.

O Brasil não aparece explicitamente neste gráfico, mas estamos muito próximo do México: tivemos um percentual de 35% de respostas corretas, contra 32% do México. Bem, há muito ainda a melhorar em nosso país.

E você, como está a sua Alfabetização Financeira? Aqui vão as respostas das perguntas:
1. Vários negócios ou investimentos.
2. O mesmo.
3. $100 mais três por cento.
4. Mais de $150.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: