Por:

Endividamento das famílias atinge o maior nível em 10 anos

Por:

Endividamento das famílias atinge o maior nível em 10 anos

Famílias brasileiras estão mais endividadas

Por:

Por:

Segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil, a taxa de endividamento das famílias brasileiras chegou a 46,3% em abril de 2015, a maior taxa da série histórica iniciada em janeiro de 2005. Esta métrica é calculada dividindo-se o total das dívidas das famílias pela renda acumulada nos últimos 12 meses.

No início de 2005, esta taxa era de apenas 18,42% e foi crescendo ao longo dos anos, como mostra a linha verde do gráfico abaixo. Uma informação interessante é apresentada pela linha lilás, a qual mostra a evolução desta mesma taxa, só que excluindo-se as dívidas referentes ao crédito habitacional. Após atingir o valor máximo de 31,42% em outubro de 2011, esta taxa vem caindo aos poucos, chegando a 27,61% em abril de 2015. A linha azul mostra a relação entre as dívidas de crédito habitacional e a renda cumulada nos últimos 12 meses. E ela explica exatamente o motivo principal das famílias brasileiras terem um aumento em suas dívidas: o financiamento da casa própria. Esta taxa, que era de apenas 3,11% em janeiro de 2005, chegou à taxa recorde de 18,69% neste último mês de abril. Um aumento de 6 vezes em 10 anos

 

Endividamento das famílias jan05 a abr15
Endividamento das famílias jan05 a abr15

 

A evolução de cada uma destas taxas nos últimos meses (de janeiro de 2014 a abril de 2015) pode ser vista com mais detalhes no gráfico abaixo. Se, por um lado, o endividamento das famílias vem aumentando, por outro, este aumento decorre principalmente de uma “dívida boa”, que ajuda a aumentar o patrimônio da família, ao contrário das dívidas relacionadas a consumo, que são representadas em boa parte pela linha lilás.

 

Endividamento das famílias jan14 a abr15
Endividamento das famílias jan14 a abr15

 

Outra informação interessante mostrada pelos dados divulgados pelo Banco Central trata da parcela de renda das famílias que é utilizada para o pagamento de dívidas. A linha mais acima do gráfico seguinte mostra a evolução desta taxa, que vai de 15,75% em março de 2005 e chega em 21,98% em abril de 2015. O ápice desta taxa ocorreu em novembro de 2011, quando atingiu 22,88%, o que mostra que de cada R$ 100 obtidos pelas famílias, R$ 22,88 eram gastos para pagar dividas. A linha marrom, logo abaixo da roxa, mostra a parcela de renda usada para pagar dívidas que não estão relacionadas ao crédito habitacional

A linha vermelha mostra a parcela de renda usada para pagar as amortizações das dívidas, enquanto a verde ilustra a parcela destinada ao pagamento de juros. Esta linha, que estava em tendência de queda no início de 2013, passou a subir aos poucos desde então, por conta dos aumentos ocorridos nas taxas de juros de todas as modalidades de crédito. inclusive no imobiliário. Por fim, a linha azul que saide 0,41% em mar/05 e chega a 2,38% em abr/15, mostra a parcela da renda das famílias utilizada para pagar os financiamentos imobiliários e deixa muito claro que esta é uma das modalidades de crédito que mais tem crescido nos últimos anos.

 

Comprometimento de renda das famílias mar05 a abr15
Comprometimento de renda das famílias mar05 a abr15

 

Os dados mais recentes referentes ao comprometimento da renda das famílias para o pagamento de dívidas pode ser vista com mais detalhes neste último gráfico. Enquanto a parcela da renda utilizada para o pagamento de dívidas não relacionadas ao crédito habitacional praticamente se manteve estável ao redor de 19,6% desde setembro de 2014, a parcela de renda usada para pagar o financiamento imobiliário subiu 0,4 pontos percentuais somente neste período de jan/14 a abr/15.

 

Comprometimento de renda das famílias jan14 a abr15
Comprometimento de renda das famílias jan14 a abr15

 

E você, também está endividado? Veja dicas de como sair do sufoco.

 

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: