Por:

Como ficar Rico mais rapidamente: Poupando ou Ganhando Mais?

Por:

Como ficar Rico mais rapidamente: Poupando ou Ganhando Mais?

poupar_ganharmais

Por:

Por:

Quando pensamos na Educação Financeira, a primeira ideia que temos é que será preciso aprender a economizar mais e controlar o consumo para ter um futuro melhor. E, quando sobrar dinheiro, vamos aprender a investir. Mas será que Economizar é a melhor estratégia? Não seria melhor focar em como ganhar mais dinheiro?!

Sim … e não.

Sabedoria Matemática

Do ponto de vista matemático, tanto faz se o seu esforço vai estar concentrado em economizar ou aumentar as suas receitas. O que realmente importa é o quanto sobra depois de ‘fechar a conta’. Ou seja, o quanto você consegue economizar mensalmente é o melhor indicador para começar a medir a sua riqueza.

O ideal seria então coordenar estas duas atividades ao mesmo tempo: fazer um bom orçamento doméstico com atenção ao corte de gastos supérfluos e, ao mesmo tempo, buscar melhores salários e rendimentos.

poupar_ganharmais_interior

Mas é só isso? Os Ricos seguem esta estratégia?

A definição de “Rico” é um tanto ampla. Se considerarmos rico aquele que consegue suprir as suas necessidades mais básicas (alimentação, moradia, saúde, etc.) e ainda pode gastar com outros consumos não ‘tão básicos’ (como um bom lazer, um carro melhor ou uma casa melhor localizada), então a estratégia acima é sim bem indicada.

Este será o famoso ‘bem de vida’

Por outro lado, se você está querendo se tornar uma pessoa realmente RICA, do tipo “milionária”, aí o papo é outro.

Empreender

De uma maneira geral, a melhor opção para ficarmos realmente RICOS é nos concentrar em como ganhar mais dinheiro. É só analisar o perfil dos ditos ‘bilionários’: são as pessoas que enriqueceram através de atividades empreendedoras que geraram muita riqueza.

Já dizia o velho ditado: “Nunca ouvi ninguém falar que ficou rico só economizando dinheiro! ”

Alavancagem

A questão aqui é um pouco do conceito de alavancagem, que pode ser traduzido de modo bem simples pela frase “fazer mais com o mesmo”.

Se você trabalha como empregado, o valor máximo de seu rendimento está de uma certa maneira limitada. Mesmo que você trabalhe 24 horas por dia, poderá acumular 2 ou 3 salários, não mais que isso. Não há como trabalhar 40 horas por dia!

Mas se você é um empregador bem-sucedido (esta parte do “bem-sucedido” é muito importante), o seu ganho pode se multiplicar várias vezes. Sua empresa pode crescer, novas filiais serão abertas e as vendas podem crescer exponencialmente. Este é o caminho para ficar realmente muito RICO.

Risco

Parece fácil? Não vamos ser simplistas. Quanto maior o ganho, maior o risco.

O empreendedor também pode ficar endividado e sem trabalho nenhum! Pois é, não ‘há almoço grátis’.

Lembre-se que o dinheiro sozinho não é a solução.

Há sempre o ‘outro lado da moeda’: há vários casos de pessoas que possuem uma fonte de renda muito alta, por exemplo diretores e responsáveis de empresas, e ainda assim estão endividadas. O padrão de vida que adotaram é tão alto que acaba consumindo tudo o que ganham … e um pouco mais.

O descontrole financeiro não é privilégio dos menos ricos: independe da renda ou da classe social das pessoas.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: