Por:

Cartão de Crédito: Mitos e Verdades

Cartão de Crédito Mitos

Por:

Cartão de Crédito: Mitos e Verdades

Cartão de Crédito Mitos

Por:

Por:

O uso do cartão de crédito já está enraizado em nossa vida financeira, pelo menos para grande parte da população brasileira. E você já deve ter ouvido muitas dicas e opiniões sobre este pequeno “pedaço de plástico” que se “transforma” em dinheiro. Mas, o que é efetivamente verdade e o que é somente mito?

1 – Cartão de Crédito é o vilão do Orçamento Doméstico.
MITO, mas depende de você.

Muitas pessoas até evitam possuir qualquer cartão de crédito por este motivo. Na verdade o cartão até pode ser este vilão, mas só se você não utilizá-lo bem. Comportamentos como gastar mais do que pode e usar o cartão para financiar as suas compras, com certeza irão fazer do cartão um grande vilão.

Mas, se corretamente utilizado, este mesmo cartão pode lhe dar muitas vantagens: acumular milhas ou pontos em programas de fidelidade e melhorar o fluxo de caixa são algumas delas. Sem contar a comodidade deste meio de pagamento.

2 – Cartão de Crédito é inseguro.
MITO, mas depende de você.

Se você tem um comportamento de ‘alto risco’ com relação ao uso do cartão (faz muitas compras pela internet em ‘sites’ não confiáveis ou informa o número de seu cartão em qualquer formulário), então você pode sim tornar o cartão algo muito inseguro.

Por isso, preste atenção neste tipo de atividades e sempre busque por mais dicas de segurança. Bloqueie o seu cartão imediatamente em caso de perda, roubo ou suspeita de compras irregulares. As instituições financeiras já fazem um bom trabalho de prevenção a estas fraudes, mas você tem que fazer a sua parte também.

3 – Os juros do Cartão de Crédito são altos.
VERDADE.

Sim, isto é uma das grandes desvantagens do cartão. É muito fácil parcelar a conta do seu cartão, mas o preço que se paga são as altas taxas de juros cobradas.

Se alguém lhe disser o contrário, desconfie: normalmente as instituições financeiras até geram uma boa receita com este tipo de juros, assim não há necessariamente um esforço da parte delas para que você pare de se endividar (só não pode ficar inadimplente, senão a conta sai cara para estas instituições também).

4 – Cartão de Crédito é tudo igual.
MITO.

Eles até podem ser similares, mas ainda assim pode-se garimpar boas opções no mercado.

Como há uma certa concorrência neste grande mercado, é preciso sempre checar as condições (mensalidades/anuidades, por exemplo) e benefícios (descontos em certas compras, programa de fidelidade, seguro em viagens etc.) antes de escolher o seu cartão.

 

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: