“Nome sujo” é igual a amigo chato, ninguém gosta de ter. Mas esta situação pode acontecer a qualquer um de nós que, em algum momento da vida, deixou de controlar as suas contas e acabou inadimplente. O que fazer?
A primeira coisa a fazer é corrigir a causa do descontrole financeiro, negociando dívidas e controlando as finanças.
Ao mesmo tempo, é importante “limpar o seu nome”. E isso deve ser feito nas principais empresas que controlam este cadastro, a Serasa e a SPC.
Em primeiro lugar, você pode checar se o seu nome está realmente “sujo” através do seu CPF. Leia aqui algumas alternativas pagas e gratuitas para isso.
Se confirmado, você terá que passar para o próximo passo … que é efetivamente limpar o seu nome. Para isso, você terá que regularizar a(s) sua(s) dívida(s) com seus credores. Isto significa pagá-las ou renegociá-las. E isso deve ser feito com todos aqueles, pessoas e empresas, para quem você deve algum dinheiro.
Também é sensato conseguir uma declaração destes credores de que as dívidas foram regularizadas.
Os credores então avisam os órgãos competentes (SPC e SERASA) que não há mais nenhum problema com você e seu nome é retirado da lista de “nomes sujos”. Caso isso não ocorra, você pode apresentar as declarações a estes órgãos e requerer que seu nome seja “limpo”.
Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected]