Ibovespa começa a semana de olho no IPCA e nos balanços corporativos

Por:

Ibovespa começa a semana de olho no IPCA e nos balanços corporativos

Sao,Paulo,,Brazil,-,Oct,26,,2021,-,Display,With

Foto: Shutterstock/casa.da.photo

Por:

Por:

O Ibovespa iniciou a semana em leve alta de 0,27%, aos 183.448 pontos, em um ambiente de expectativa elevada por dados econômicos e pela intensificação da temporada de balanços. Apesar de sinais de acomodação após sucessivos recordes, o índice segue sustentado pelo desempenho robusto das empresas, especialmente do setor financeiro, que possui peso relevante na bolsa brasileira.

No cenário doméstico, as atenções se concentram na divulgação do IPCA de janeiro, dado-chave para calibrar as expectativas em torno do primeiro corte da Selic, previsto para março. Indicadores de atividade, como serviços e varejo, além de declarações do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, também entram no radar ao longo da semana. No exterior, os investidores acompanham uma série de dados dos Estados Unidos, com destaque para o relatório de empregos, a inflação ao consumidor e as vendas no varejo, que podem reforçar a percepção de início do ciclo de cortes de juros pelo Federal Reserve ainda no primeiro semestre.

Entre os balanços corporativos, o BTG Pactual (BPAC11) se destacou ao reportar lucro líquido ajustado de R$ 4,6 bilhões no quarto trimestre de 2025, com forte crescimento anual e receita recorde. Ainda assim, as ações recuam 2,37% no pregão, liderando as quedas do Ibovespa, em movimento de realização. A temporada de resultados ganha tração com divulgações relevantes de empresas como Banco do Brasil (BBAS3), Vale (VALE3), Petrobras (PETR4), Ambev (ABEV3) e Assaí (ASAI3), que devem influenciar o desempenho do mercado nos próximos dias.

Além disso, a situação financeira da Raízen (RAIZ4) permanece no foco dos investidores após o anúncio da contratação de assessores para avaliar alternativas estratégicas voltadas ao fortalecimento da liquidez e da estrutura de capital, em meio a um cenário de elevado endividamento. Com isso, as ações avançam 2,38%.


Por volta das 10h47, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:


Altas

• Raízen (RAIZ4): +2,38%

• Copel (CPLE3): +1,94%

• Auren (AURE3): +1,84%


Baixas

• BTG (BPAC11): -2,37%

• Direcional (DIRR3): -2,02%

• Cyrela (CYRE4): -1,73%


Confira a evolução do Ibovespa:

*Até o dia 09/02 às 10h47

• Segunda-Feira (09): +0,27%

• Na semana*: +0,27%

• Em fevereiro*: +1,15%

• No 1°tri./26*: +13,85%

• Em 12 meses*: +47,21%

• Em 2026*: +13,85%


Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Política de Privacidade
Respeitamos a sua privacidade e queremos que você tenha controle sobre os dados que compartilhamos. Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e analisar o desempenho do nosso site.
Você pode escolher quais tipos de cookies deseja permitir, exceto os necessários, pois sem eles o nosso site não funcionará. A qualquer momento, é possível alterar suas preferências nesta página.