Por:

O que é e como funciona a Bolsa de Valores?

Por:

O que é e como funciona a Bolsa de Valores?

Bolsa de Valores

Por:

Por:

À primeira vista, a Bolsa de Valores pode parecer um bicho de sete cabeças para muitas pessoas. Afinal de contas, quando se trata de mercado financeiro, há uma velha ideia de que só quem tem dinheiro pode investir e, assim, aumentar ainda mais sua riqueza. 

Mas essa história é conversa fiada, viu? A Bolsa tem um conceito muito mais simples do que você pode imaginar e, na prática, permite aplicações de qualquer tipo de investidor. 

Então, chegou a hora deixar bem claro o que é a Bolsa e quais são suas principais características! Vamos nessa? 

O que é a Bolsa de Valores? 

A Bolsa de Valores é um ambiente pelo qual são negociados diferentes tipos de ativos, como ações, fundos imobiliários, títulos de renda fixa, ETFs (sigla em inglês para (Exchange Traded Funds, fundos que replicam o desempenho de índices) e BDRs (Brazilian Depositary Receipts, recibos de ações de companhias estrangeiras negociados no Brasil), entre tantos outros. 

O que faz a B3? 

A B3, cujo nome remete aos termos Brasil, Bolsa e Balcão, é a única Bolsa de Valores em operação no Brasil. Em seu site, é possível conferir a lista completa dos ativos disponíveis atualmente para negociação.  

Sociedade de capital aberto, com as ações negociadas sob o código “B3SA3”, as atividades da B3 incluem criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos.  

A B3 também opera como contraparte central garantidora para a maior parte das operações realizadas em seus mercados e oferta serviços de central depositária e de central de registro. 

A companhia é fruto da fusão, realizada em 2017, entre a BM&F Bovespa e a Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados). 

Você já pode ter ouvido falar da B3 pelo nome “Bovespa”, sigla para Bolsa de Valores de São Paulo. A empresa era responsável pelas operações com ativos como ações no mercado brasileiro. Em 2008, houve sua integração com a BM&F, uma bolsa de derivativos, outros tipos de ativos também negociados no mercado de capitais.  

Como funciona a Bolsa de Valores?  

Para entender o funcionamento da Bolsa é necessário ter um conhecimento básico sobre o universo de ações, por exemplo, um dos principais ativos transacionados.

O que é o mercado de ações? 

As ações são fatias de uma empresa negociadas na Bolsa de Valores. Quando uma companhia necessita de recursos para financiar a sua atividade, costuma ser vantajoso vender uma fração de seu capital. 

Para que esses ativos estejam disponíveis no mercado, as empresas realizam uma operação chamada de IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês). E, assim, passam a ser companhias de capital aberto, com ações em circulação e disponíveis aos investidores. 

Esse tipo de operação, o lançamento de ações voltadas a investidores, é realizado no chamado mercado primário. Por meio dele, os recursos captados são destinados ao caixa companhia que emitiu os títulos, ou seja, servem para financiar a empresa, com o objetivo de melhoria do negócio. 

Após o IPO, o investidor que comprou os ativos ofertados pode vendê-los para outros interessados, no chamado “mercado secundário”. Dessa forma, o ciclo de transações na Bolsa de Valores se mantém. 

Do lado do investidor, a intenção de investir em uma empresa pode visar o ganho futuro por um preço superior ao do valor da data de compra. Há também o interesse em dividendos, parte do lucro de uma companhia que é distribuída aos acionistas (como são chamados os detentores de ações). 

Todas as operações do mercado secundário funcionam a partir de ordens de compra e de venda realizadas durante o pregão, como se denomina cada dia de funcionamento da Bolsa. 

Como investir na Bolsa de Valores 

Na B3, o investidor pode negociar diferentes ativos, e é o sistema da empresa que garante a organização e a segurança dessas operações. 

As transações de compra e venda são feitas por intermédio de corretoras, as quais têm que ser contratadas para a realização do investimento. 

São elas que fazem a ponte entre o investidor e a Bolsa, encaminhando as ordens de operações definidas pelos investidores. 

Horários da Bolsa de Valores 

Outro ponto importante para falarmos sobre a bolsa, claro, é o horário de funcionamento. O pregão, também conhecido como sessão, ocorre normalmente em dias úteis. 

São quatro as etapas de funcionamento da Bolsa: pré-abertura, negociação, call de fechamento e after market. A pré-abertura é um período de 30 minutos antes do início do horário oficial de funcionamento da Bolsa. Serve, entre outros objetivos, como base para a definição de preços das ações na abertura do mercado propriamente dita. 

O período de negociação ocorre de forma efetiva entre 10h e 17h55 para a maioria dos ativos. E às 18h, é realizado o chamado call de fechamento, que vai definir, por sua vez, o preço final dos ativos. 

Mas, quando o horário de verão está em curso nos Estados Unidos, a B3 antecipa em uma hora o fim do pregão, para coincidir com o funcionamento do mercado americano.  

E há o after market, que permite aos investidores a realização, também por 30 minutos, das últimas operações após o horário de fechamento oficial da Bolsa de Valores.

Vale a pena investir na Bolsa de Valores?

Depois de todas essas informações, você pode estar se perguntando se vale a pena investir na Bolsa. A resposta vai depender e muito dos seus objetivos, primeiramente, e do quanto conseguirá se preparar para entrar nesse mercado.

Sim, é importante estudar a respeito desse tipo de investimento e os riscos envolvidos nesse segmento de renda variável, lembrando que não há, no momento da compra de uma ação, por exemplo, a informação de qual será o rendimento da aplicação.

Nesse universo, os contextos macroeconômico, político e o do setor em que cada uma das companhias atua interferem bastante no desempenho das ações.

Para operar na Bolsa, busque uma corretora, converse com o especialista em investimentos, estude, acompanhe análises e notícias relacionadas ao mercado financeiro.

Assim, se for a sua intenção, dê, aos poucos, seus primeiros passos na Bolsa de Valores.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: