Por:

Ranking de rentabilidade de investimentos – julho 2014

Por:

Ranking de rentabilidade de investimentos – julho 2014

rankingfundos_julho2014

Por:

Por:

Com a alta de 5,00% no Índice Bovespa e 2,95% no dólar comercial, os fundos de ações e os fundos cambiais em dólar foram os destaques no mês de julho de 2014. Veja aqui o rendimento de diversos fundos de investimento, além da poupança, LCI, LCA, LFT (Tesouro Direto) e CDB-DI neste mês.

Apresentamos abaixo primeiramente um gráfico com a rentabilidade de investimentos de renda fixa – poupança, LCI/LCAs, LFTs e CDBs-DI. As rentabilidades dos fundos estão apresentadas nas tabelas separadas por tipos de fundos: DI, de Renda Fixa, Multimercado,  Cambiais, de Ações  e de Curto Prazo.

O ranking é composto apenas por fundos com as seguintes características:

– Distribuídos pelos seis maiores bancos de varejo do País (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e HSBC), pois concentram a maior parte dos recursos aplicados em fundos pelos pequenos investidores;

– Aceitam aplicação inicial entre R$1 e R$ 10 mil, pois o nosso intuito é comparar as opções de investimento para o pequeno poupador. Fundos que não permitem aplicação não foram incluídos;

– Voltados para investidores pessoa física e que não sejam oferecidos exclusivamente aos clientes do segmento de Private Bank.

No caso das LFTs, para facilitar a comparação, assumimos as seguintes hipóteses:

– Preços negociados sem ágio ou deságio, ou seja, pelo valor ao par (valor inicial corrigido apenas pela taxa Selic do período);

– Rentabilidade apresenta-se líquida da taxa de custódia de 0,30% ao ano;

– Exibimos uma rentabilidade considerando uma taxa de corretagem de 0,5% ao ano (valor usualmente cobrado pelas principais instituições financeiras) e outra com taxa de corretagem de 0%, isenção oferecida por algumas corretoras.

No caso das LCI/LCAs e da poupança, exibimos as rentabilidades acrescidas do Imposto de renda sob a alíquota de 22,5% (cobrada para investimentos com prazo de até 180 dias). O motivo disto é permitir uma comparação justa entre todos estes investimentos, uma vez que as rentabilidades de LCI/LCAs e poupança são isentas de imposto de renda para os investidores pessoa física. Com isto, os valores apresentados no gráfico e nas tabelas a seguir estão sem o desconto do imposto de renda.

2014-08-06 17.02.24
Obs.: Variação do IPCA para julho 2014 baseada na expectativa média apurada pela Comitê de Acompanhamento Macroeconômico da ANBIMA

Fundos DI

Dos 23 fundos da amostra, 10 renderam mais do que a poupança ajustada pelo IR e nenhum superou o CDI no mês. Os rendimentos dos fundos desta categoria ficaram entre 0,90% e 0,51% no mês, ajudados pelo maior número de dias úteis no período, 23 dias.

[table id=184 /]

 

Fundos de Renda Fixa

De um total de 33 fundos, 27 superaram a poupança ajustada pelo IR e apenas 3 apresentaram rentabilidade superior ao CDI. Nenhum fundo teve desempenho negativo. As rentabilidades ficaram entre 1,19% e 0,61%.
[table id=185 /]

Fundos Multimercado

19 fundos de um total de 31 apresentaram rentabilidade superior à poupança ajustada pelo IR no mês. Em relação ao CDI, 15 fundos superaram esta taxa . Apenas 4 fundos tiveram rentabilidade negativa. Vale destacar que os dois fundos com pior rendimento no mês investem em ouro. As rentabilidades dos fundos desta categoria ficaram entre 2,03% e -2,93%

[table id=186 /]

Fundos Cambiais

De um total de 10 fundos, os 8 que têm por meta acompanhar a evolução do dólar comercial, tiveram rentabilidade entre 2,18% e 2,41%, contra a variação de 2,95% do dólar comercial no mês. Já os 2 fundos atrelados ao euro tiveram rentabilidades de 0,6% e 0,56%, abaixos da variação desta moeda (0,70%) no mês.

[table id=187 /]

Fundos de Ações

Dos 72 fundos de ações da amostra, 54 superaram o CDI. Em relação ao Ibovespa, que teve alta de 5,00% em julho/2014, 15 fundos apresentaram rendimento superior. 12 fundos tiveram rentabilidade negativa. Os rendimentos ficaram entre 11,31% e -8,88%, sendo que os mais rentáveis e os que apresentaram maiores perdas foram fundos com investimentos em uma única empresa.
[table id=188 /]

Fundos de Curto Prazo

Dos 10 fundos nesta categoria, 2 conseguiram superar a poupança ajustada pelo IR e nenhum o CDI. O intervalo de rentabilidade ficou entre 0,80% e 0,44%.

[table id=189 /]

Observações:

– Rentabilidades passadas de investimentos não são garantia de resultados futuros;

– Rentabilidade dos fundos é líquida da taxa de administração, mas ainda sem desconto do imposto de renda;

– Rentabilidade da poupança, da LCI e da LCA foram acrescidas em 22,5% (alíquota de imposto de renda para aplicações de um a seis meses), para que estes produtos possam ser comparados aos demais investimentos. Vale lembrar que poupança, LCI e LCA são isentas de imposto de renda para pessoas físicas;

– As informações aqui apresentadas não caracterizam recomendações de investimento;

– As decisões de investimento são de responsabilidade total e irrestrita do leitor. O site não pode ser responsabilizado por prejuízos oriundos de decisões tomadas com base nas informações aqui apresentadas.

Quer ver outras informações de fundos? Confira o Comparador de Fundos do Minhas Economias.
Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: