Pergunta: Quais bancos oferecem 100% do CDI numa aplicação de R$10.000 em CDB?

Resposta: Há várias modalidades de CDB — desde o tradicional, com liquidez diária, até aqueles com remuneração escalonada, que oferecem taxas crescentes de acordo com o prazo de investimento.

Neste último caso, quanto mais tempo você deixar o dinheiro aplicado, melhor será a taxa de remuneração. Nos grandes bancos, uma taxa de 100% do CDI para o valor que você tem disponível somente será obtida em CDBs do segundo tipo.

Se você se dispuser a investir em um banco médio, há opções de taxa de 100% do CDI para CDBs com liquidez diária. Basta procurar na internet.

Obviamente, muitos destes bancos menores apresentam um risco de calote maior do que os grandes bancos, mas, como os CDBs são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) até o limite de R$250.000, o valor de sua aplicação (incluindo os juros que irá receber) estaria resguardado. Por cautela, consulte se a instituição financeira escolhida participa do FGC no site http://www.fgc.org.br.

Não se esqueça, também, de analisar dois pontos importantes: a liquidez do CDB ofertado, isto é, por quanto tempo você deverá manter o dinheiro investido para obter a rentabilidade esperada, e se haverá algum custo extra, como taxas de abertura e manutenção da conta corrente, que podem diminuir sensivelmente o seu rendimento final.

Caso você não consiga uma boa remuneração no CDB, outra alternativa seriam os títulos do Tesouro Direto do tipo LFT (Letras Financeiras do Tesouro), indexados à taxa SELIC (muito próxima ao CDI, mas um pouco acima). Porém, faça as contas e analise se vale a pena, pois você terá que arcar com oas taxas de negociação, custódia e de administração.