Por:

Objetivos Financeiros a serem alcançados até os 30 anos.

Por:

Objetivos Financeiros a serem alcançados até os 30 anos.

objetivo_30anos

Por:

Por:

Qual a sua idade? Está perto dos seus vinte anos? Se sim, você tem cerca de 10 anos de alcançar uma idade muito boa com relação à sua Vida Financeira: os 30 anos. Como você quer estar financeiramente quando chegar lá? Se você já passou dos 30, nunca é tarde para analisar o que deveria ser feito!

Os “30 anos” representam um marco, um ponto de inversão em nossa vida financeira.

Até esta idade, normalmente estamos gastando muito mais que ganhando: tivemos que pagar pelos estudos durante vários anos e, mesmo que tenhamos trabalhado desde cedo, o salário provavelmente não foi dos melhores.

A partir do 30 a nossa situação no trabalho já deveria estar melhorando, pois já vamos ter mais experiência e os cargos de chefia começam a ficar ao nosso alcance, gerando uma renda melhor.

Por outro lado, outros tipos de gastos vão surgir, como a compra do imóvel, o casamento e os filhos.

objetivo_30anos_interior

Enfim: de uma maneira geral, como deveria estar a sua situação financeira nesta idade? Vamos a alguns pontos que podem ser analisados.

1. Dívidas.

Nesta idade você não deveria ter nenhuma dívida. Claro que sempre há exceções, mas via de regra pouca coisa justifica uma dívida muito alta. Se este for o caso, significa que você gastou muito dinheiro na sua juventude.

Eventualmente você poderá ter algum tipo de financiamento, caso tenha adquirido algum imóvel recente. Mas neste caso você tem que garantir que tem condições de pagar as parcelas sem colocar em risco a sua saúde financeira.

2. Investimentos.

Não é preciso ter um valor muito grande nesta idade, mas o mais importante é ter algum dinheiro investido e, principalmente, ter um bom conhecimento do mercado financeiro.

A partir de agora você provavelmente terá mais dinheiro sobrando para investir. Mas não adianta ter o que investir mas não saber onde investir com sabedoria, conhecendo o seu perfil de risco e as opções do mercado.

Lembre-se: mesmo não tendo dinheiro nos seus 20 anos, prepare-se para saber onde investir quando estiver em melhores condições financeiras.

3. Aposentadoria.

Muito cedo ainda para pensar em aposentadoria? Não mesmo. O ideal seria começar até antes, mas se isto não ocorreu, comece já aos 30 anos a planejar a sua velhice.

E não pense apenas no lado financeiro, é preciso ter uma visão completa: como vai estar a sua saúde até lá? O que você vai estar fazendo? Como você quer envelhecer?

4. Hábitos financeiros

Um hábito é algo que fazemos de modo automático, sem ter que pensar sobre a atividade e com a sensação de pouco esforço necessário. E uma vez criado o hábito, é pouco provável que você “se livre” dele.

O difícil mesmo é criar o hábito. Exige dedicação, tempo e resiliência.

Por isso comece desde cedo a desenvolver os hábitos saudáveis relacionados à Educação Financeira: preparar o Orçamento, criar reserva de emergência, avaliar quais tipos de seguros são importantes, etc.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: