Casar é uma das mais importantes e felizes decisões de nossas vidas. E esta decisão envolve também aspectos relacionados com a vida financeira de cada um dos noivos. Assim, uma boa sugestão seria incluir algumas perguntas sobre este tema, a serem feitas no momento do “SIM”.

Claro, as perguntas mais importantes são aquelas relacionadas à felicidade, lealdade, cumplicidade, amor e companheirismo. Mas só para fins de exercício, quais poderiam ser as perguntas adicionais feitas pelo padre se este fosse um defensor também da Educação Financeira? Algumas sugestões:

– “Vós, que seguis o caminho do Matrimonio, estais decididos a Controlar as Finanças, anotando todas as despesas e receitas da família, ao longo de toda a vossa vida?”

– “Estais dispostos a fazer o voto de nunca gastar mais do que se ganha?”

– “Promete realizar gastos com parcimônia, sem fazer compras por impulso?”

– “Promete pensar no futuro do casal, fazendo desde já uma economia para viver uma aposentadoria tranquila?”

– “Aceita a sempre manter o diálogo e a comunicação do casal com relação aos assuntos financeiros, de modo a estabelecer e buscar objetivos financeiros comuns?”

– “Promete sempre trabalhar para a melhoria do conhecimento em Educação Financeira da família, não se esquecendo dos filhos e também dos parentes mais próximos?”

 

E os noivos: “SIM”.

Alguma sugestão? Escreva para gente!