Por:

Saiba como consultar o CNPJ das empresas de serviços e produtos.

Por:

Saiba como consultar o CNPJ das empresas de serviços e produtos.

consultar_cnpj

Por:

Por:

Na hora de adquirir algum produto ou serviço que tenha um valor relevante, sempre é interessante verificar a situação da empresa envolvida. Por exemplo, na hora de comprar um pacote de viagem, não seria bom verificar se a empresa de turismo tem alguma dívida fiscal ou processo judicial?

Uma boa checagem a ser realizada nestes casos é consultar a situação do CNPJ da empresa. O CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) pode ser considerado o CPF das empresas jurídicas, ou seja, é a identidade ou o registro único das empresas perante a Receita Federal.

O que é possível consultar com o número do CNPJ?
Da mesma forma que a consulta ao CPF permite a busca de informações sobre dívidas ou pendências, a checagem do CNPJ pode lhe dar informações sobre:

  • – Processos de falência
  • – Protestos
  • – Cheques sem fundo
  • – Ações Cíveis
  • – Processos e ações judiciais
  • – Dívidas vencidas
  • – etc.

Onde consultar o CNPJ?
A consulta mais simples e rápida do CNPJ pode ser feita no próprio site da Receita Federal, onde é possível ver as informações mais básicas do CNPJ como a data de abertura, o nome da empresa, nome fantasia, o código e descrição da atividade econômica principal, entre outras. Também é possível analisar uma importante informação que é a situação cadastral do CNPJ, ou seja, se ele está ativo ou não.

Infelizmente esta consulta não lhe dá informações mais detalhadas sobre dívidas ou protestos, mas já é um bom início. Para estas outras informações você provavelmente terá que utilizar algum serviço pago. Busque na internet por “consulta CNPJ” que você encontrará uma boa variadade de alternativas.

De qualquer maneira, para realizar todas as pesquisas acima descritas, será preciso conhecer o número do CNPJ da empresa.

Se você tem apenas a Razão Social da empresa e não sabe o CNPJ, pode haver algumas soluções. Nos sites da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp)  e na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) é possível fazer uma pesquisa pelo nome da empresa. O sistema tentará buscar o CNPJ para você.

Mas faça uma checagem! Não há garantia de que o CNPJ esteja correto, assim analise no site da receita se o CNPJ informado é mesmo da empresa que você procura!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: