Os programas de milhagem, aqueles onde você ganha “milhas” para trocar por passagem aéreas gratuitas, se popularizaram enormemente nos últimos anos. E evoluíram também, tornando-se um verdadeiro programa completo de fidelidade com diversas possibilidades para ‘acumular’ ou ‘usar’ as milhas ganhas.Toda esta evolução trouxe uma complexidade maior nas regras destes programa. Por isso é importante entender melhor quais são os seus direitos. Saiba mais sobre este tema com as explicações abaixo disponibilizadas pela Fundação Procon/SP:

O que é milhagem e conversão de pontos?

O programa de milhagem é um serviço oferecido por companhias áreas para recompensar seus clientes por sua fidelidade. O participante se cadastra no programa para acumular pontos ou créditos cada vez que viaja em um voo dessas empresas ou adquire produtos e serviços de estabelecimentos parceiros.

Quando a pontuação atinge uma quantidade pré-determinada, o cliente é premiado com uma passagem aérea, parcial ou totalmente, gratuita em trechos estipulados pelo programa e, em alguns casos, estes pontos podem ser trocados por outros produtos, serviços ou acesso a áreas VIP. As regras podem variar de empresa para empresa.

Atualmente, administradora de cartões de crédito e operadoras de telefonia móvel oferecem a conversão de seus planos de relacionamento por milhas em viagens aéreas ou desconto na compra de produtos e serviços. O cliente acumula pontos/créditos ao fazer compras e/ ou pagar a fatura.

Dicas

- entenda antes como funciona o programa oferecido pela empresa e se ele se enquadra as suas necessidades;

– levante o maior número de informações sobre o funcionamento do programa especialmente como funciona a troca dos pontos, pois existe uma série de detalhes que podem complicar sua fruição, principalmente nos casos de passagem aérea e hospedagem (ex: trechos que não são permitidos, horários, limitação de dias, preços promocionais, etc.);

– registre todos os contatos com a operadora ou fornecedor (dificuldades, pedidos de informação, entre outros);

– guarde todos os documentos (pode ser de forma digital) – último extrato, regulamento, publicidade, ofertas, extrato do cartão de crédito ou da conta de telefone ( se for vinculado);

– procure acompanhar sua pontuação periodicamente, ficando atento aos prazos de validade dos créditos;

Problemas

Os principais problemas registrados no Procon-SP são:

– demora no processamento dos pontos (por ex: consumidor cancela o bilhete e não há o retorno dos pontos em seu extrato);

– mudança de regras – alteração unilateral das condições de utilização (os contratos podem apresentam clausulas “abusivas” que permitam a alteração das regras no meio do caminho);

– ausência de informações claras sobre as empresas parceiras e dúvidas sobre a forma de pontuação (para a mesma empresa aéreas, por exemplo, algumas passagens geram pontos – milhas, mas outras não);

– dificuldades de contato com o serviço de atendimento para obter informações e esclarecimento acerca dos procedimentos de utilização e formas de troca dos pontos e divergência de valores.

O consumidor que tiver problemas com o programa de milhagem ou de pontos pode procurar os canais de atendimento do Procon-SP ou do órgão de defesa do consumidor de sua cidade. Além de ingressar com ação no Poder Judiciário para reguardar os seus direitos.