Por:

Dicas de como economizar na conta do telefone celular

Economizar na conta do celular

Por:

Dicas de como economizar na conta do telefone celular

Economizar na conta do celular

Por:

Por:

Um item cada vez mais presente no orçamento familiar é a conta do telefone celular, que se não for bem administrada, pode trazer surpresas desagradáveis no final do mês.

Quem já não passou por situações de receber uma ligação no celular e, antes que você possa atender, desligam. Ou receber uma ligação a cobrar? Ou uma mensagem pedindo para que você retorne a ligação, ou dizendo que os créditos acabaram. Sem dúvida, são formas de economizar na conta do telefone celular, mas não são muito elegantes.

Para evitar situações desconcertantes e ainda assim manter os gastos sob controle, vamos dar algumas “outras” dicas de como economizar na conta do telefone celular.

Economiar na conta do telefone celular

1. Plano pré-pago
Para quem não fala muito no telefone celular, ou mais recebe ligação do que faz, o plano pré-pago pode ser uma boa alternativa. Ao optar por um plano pré-pago, você somente vai gastar os créditos que comprar, não correndo o risco de ter que gastar mais que o desejado.

Mas, no momento em que a recarga do telefone celular começa a ficar frequente, mais do que 2 ou 3 vezes ao mês por diversos meses consecutivos, o plano pré-pago pode não estar sendo um bom negócio. Apesar de limitar o gasto do celular, o minuto do plano pré-pago é mais caro do que o de um plano pós-pago. Neste caso, é bom estudar outras alternativas.
Outro fator que deve ser levado em consideração no plano pré-pago, é que você pode ficar sem créditos em um momento de emergência.

2. Analise o seu perfil de consumo
É muito importante analisar o seu perfil de consumo. Poucas pessoas analisam a sua conta de telefone celular, a maioria apenas passa o olho e vai direto para o valor da conta. Mas, ao fazer uma análise mais detalhada da sua conta de telefone celular, é possível descobrir o seu perfil de consumo, encontrar um plano mais adequado e com isso reduzir a sua conta de telefone celular.
Analisando a sua conta de telefone celular é possível saber quantos minutos são utilizados, quais são os principais números discados, o número de chamadas locais, interurbanas ou internacionais, o número de chamadas para telefones fixos x telefones celulares, as principais operadoras, a frequência que utiliza o telefone celular em viagens, número de mensagens SMS enviadas, entre outras informações.

3. Escolha da operadora de telefonia celular
Ao analisar o seu perfil de consumo você descobrirá para quais pessoas você liga com mais frequência. Descubra quais as operadoras de telefonia celular dos números que você mais liga e, caso sejam de uma operadora diferente da sua, considere fazer a portabilidade para esta outra operadora. As ligações entre celulares de uma mesma operadora são mais baratas, e dependendo do plano, não tem custo, inclusive para ligações interurbanas.

4. Ter mais de uma linha de telefone celular
Se você utiliza muito o celular, principalmente para o trabalho, considere ter mais de uma linha telefônica, de diferentes operadoras. Utilize a análise do seu perfil de consumo para lhe ajudar na tomada desta decisão, inclusive para a escolha das operadoras.
É possível adquirir celulares “dual chip”, que permitem utilizar dois “chips” em um mesmo celular.

5. Família
Se boa parte dos minutos da sua conta de telefone celular são gastos com ligações para a sua família, utilizar a mesma operadora de telefonia celular trará uma grande economia para todos.

6. Como saber qual a operadora de telefonia celular
Existem diversos sites e aplicativos gratuitos que disponilizam o serviço de identificação da operadora de telefonia celular. Basta digitar o número do telefone celular com o DDD. Para localizar estes serviços, basta procurar no Google: “identificação de operadora de celular”.

7. Compare os planos das operadoras de telefonia
Esta regra é básica para qualquer aquisição de produtos ou serviços, mas como esta é uma análise que fazemos apenas quando vamos adquirir um plano, acabamos perdendo oportunidades de contratar planos mais baratos oferecidos por outras operadoras, ou até mesmo pela própria operadora. Como a competição entre as operadoras de telefonia celular é grande, um plano que é vantajoso hoje, pode não ser mais amanhã.

8. Erros na fatura
Além de analisar a conta telefônica para definir o seu perfil de consumo, é importante conferir se os valores cobrados estão corretos. Não é raro encontrar erros na conta de telefone celular.

9. Smartphones
Ao utilizar um smartphone com internet (com plano de dados ou Wi-fi), é possível instalar diversos aplicativos de comunicação que permitem substituir diversos serviços, como o de mensagens instantâneas, ou mesmo o de voz. Veja abaixo alguns aplicativos.

skype - Dicas de como economizar na conta do telefone celular

– Skype
Possibilita fazer chamadas de voz do celular ou desktop para outras contas do skype, como também para telefones fixos ou celulares sem o aplicativo. Permite ainda a troca de mensagens e o envio arquivos entre contas do skype. A ligação para telefones celulares e/ou fixos é cobrada;

Whatsapp - Dicas de como economizar na conta do telefone celular

– Whatsapp
Aplicativo de troca de mensagens instantâneas. Permite a criação de grupos, envio de imagens, vídeo e mensagens de voz. Após o primeiro ano de utilização é cobrada uma anuidade de US$ 0,99;

Viber - Dicas de como economizar na conta do telefone celular

– Viber
O Viber é uma mescla do Skype com o Whatsapp, permite a chamada por voz, a troca de mensagens, fotos e vídeos. Também é possível fazer chamadas para telefones fixos e celulares que não possuem o Viber instalado, mas como o Skype, para este tipo de chamada, existem custos.

IMPORTANTE!
Para utilizar aplicativos como o Skype, Whatsapp, Viber, ou qualquer outro aplicativo de comunicação, é necessário ter acesso à internet, via aquisição de plano de dados das operadoras, ou através de redes Wi-Fi.

11. Fale menos
Esta dica parece óbvia, mas não custa relembrar. Fale o mínimo possível no celular, procure utilizá-lo realmente quando for necessário. Afinal, melhor do que ficar batendo papo à distância, é encontrar com os amigos para tomar um café ou para algum outro programa mais interessante.

VEJA TAMBÉM:

– Como não cair na tentação de comprar um Celular ultramoderno

– Seguro para celular vale a pena?

– Como investir pouco dinheiro

– Planilha de gastos ou Sistema de Controle Financeiro Online. Qual o melhor?
Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected]

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: