Finalmente o dia 12 de outubro está chegando, e com ele o Dia das Crianças. Como toda data comemorativa, é uma hora para reflexão, conscientização, e … muitos presentes! Afinal, quem resiste a um sorriso de uma criança recebendo um presente, toda feliz? Se você respondeu que você é um dos que resistem, é porque você não é nem pai, nem mãe, nem tio ou tia, nem avó ou avô. Ou então não é deste mundo.
Realmente é muito tentador dar um brinquedo para a criança e receber de volta toda sua alegria. Mas como o momento é também de conscientização, resista um pouco ao impulso de comprar o brinquedo de última geração e tecnologia, ou aquele que está em todas os comercias da TV e que toda criança pede para comprar.
Por que não ser um pouco mais criativo este ano? Para começar, tente se lembrar qual foi o melhor presente que você já recebeu no Dia das Crianças.
Eu não preciso pensar muito. Confesso que não tenho certeza se era o dia das crianças ou meu aniversário. Só me lembro que neste dia ganhei um prato inteiro, daqueles grandes (bom, na minha lembrança ele era simplesmente gigante), totalmente cheio de brigadeiros! Eu era viciado em brigadeiro, não sei bem a razão, talvez porque eram raros lá em casa e eu só os deliciava em festas.
O fato é que aquele presente, só meu, me causou uma alegria tal que até hoje quando vou a uma festa e como um destes docinhos, a lembrança daquele dia me toma de imediato. E ela vem acompanhada com toda a euforia daquele momento, e a certeza de que estes momentos são eternos e rejuvenescedores.
O melhor presente do mundo não precisa ser caro e nem estar sendo anunciado em comerciais. Pode ser alguma guloseima em grandes quantidades, como foi no meu caso. Ou uma piscina de plástico pequena, daquelas quase individuais, mas que fará a criança se divertir, espalhar água e brincar feliz nos dias de sol.
Pode ser também um belo passeio, por exemplo, ao zoológico, para aquelas crianças que gostam de bichos. Ou um pequeno jardim, para a criança brincar de areia. Enfim, algo que cause uma emoção mais duradoura, que tenha um significado maior.
Pode ser que atual geração de crianças esteja tão acostumada a jogos eletrônicos e computadores que não ache muita graça nessas sugestões. Mas vale a tentativa, talvez possamos devolvê-las a satisfação nas coisas mais simples da vida.
Para terminar, sempre é bom lembrar que o feriado do dia 12 de outubro não é devido ao Dia da Criança, mas sim por comemoração a Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira do Brasil. Além disso, também é o dia do descobrimento da América, por Cristóvão Colombo.