Ibovespa recua com Lei da Reciprocidade e tensões no Oriente Médio

Por:

Ibovespa recua com Lei da Reciprocidade e tensões no Oriente Médio

Stock,Crash,Market,Exchange,Loss,Trading,Graph,Analysis,Investment,Indicator

Fonte: Shutterstock/Bigc Studio

Por:

Por:

O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (14) em leve queda de 0,10%, aos 166.934 pontos, encerrando a semana com recuo acumulado de 3,23%. A sessão foi marcada pela Lei da Reciprocidade contra os Estados Unidos e pela continuidade das incertezas no Oriente Médio, com as negociações envolvendo o Estreito de Ormuz travadas.

No cenário doméstico, os investidores acompanharam a abertura do processo previsto na Lei da Reciprocidade Econômica em resposta às sobretaxas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. A medida aumentou a cautela no mercado diante do receio de uma escalada das tensões comerciais entre os dois países.

No cenário internacional, as tensões no Oriente Médio permaneceram elevadas, com as negociações entre Estados Unidos e Irã para a reabertura do Estreito de Ormuz travadas. Autoridades americanas reforçaram a pressão econômica sobre Teerã, enquanto novos ataques envolvendo os houthis e a Arábia Saudita ampliaram as preocupações com a segurança das rotas marítimas na região.

No setor bancário, a maioria das ações encerrou o pregão em alta. O Itaú Unibanco (ITUB4) avançou 1,80%, o Banco do Brasil (BBAS3) subiu 0,93% e o Santander Brasil (SANB11) ganhou 0,34%. Na ponta negativa, o Bradesco (BBDC4) recuou 0,72%.

No setor de petróleo, as preferenciais da Petrobras (PETR4) avançaram 0,45%, enquanto as ordinárias (PETR3) subiram 0,21% e a Brava Energia (BRAV3) ganhou 0,16%. Já a Prio (PRIO3) recuou 0,74% e a PetroReconcavo (RECV3) caiu 1,31%.

Entre as maiores altas do Ibovespa, a Minerva (BEEF3) liderou os ganhos, com avanço de 5,26%, seguida por Hapvida (HAPV3), com 4,99%, Embraer (EMBJ3), com 2,43%, Totvs (TOTS3), com 2,27%, e Itaú Unibanco (ITUB4), com 1,80%.

Na ponta negativa, a Braskem (BRKM5) registrou a maior queda, com recuo de 7,68%. Em seguida, apareceram YDUQS (YDUQ3), com baixa de 5,18%, CPFL Energia (CPFE3), com 4,49%, Raiadrogasil (RADL3), com 4,21%, e Marcopolo (POMO4), com 3,97%.

As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:

Altas

• Minerva (BEEF3): +5,26%

• Hapvida (HAPV3): +4,99%

• Embraer (EMBJ3): +2,43%

• Totvs (TOTS3): +2,27%

• Itaú Unibanco (ITUB4): +1,80%


Baixas

• Braskem (BRKM5): -7,68%

• Yduqs (YDUQ3): -5,18%

• CPFL Energia (CPFE3): -4,49%

• RaiaDrogasil (RADL3): -4,21%

• Marcopolo (POMO4): -3,97%


Confira a evolução do IBOV no fechamento de hoje (14/08):

• Segunda-Feira (10): -0,19%

• Terça-Feira (11): -2,50%

• Quarta-Feira (12): -0,23%

• Quinta-Feira (13): -0,23%

• Sexta-Feira (14): -0,10%

• Na semana: -3,23%

• Em agosto: -6,22%

• No 3°tri./26: -2,96%

• Em 12 meses: +22,43%

• Em 2026: +3,61%


EUA

Os principais índices de Nova York encerraram o dia em queda:

• Dow Jones: -0,20%

• Nasdaq: -0,28%

• S&P 500: -0,17%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Política de Privacidade
Respeitamos a sua privacidade e queremos que você tenha controle sobre os dados que compartilhamos. Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e analisar o desempenho do nosso site.
Você pode escolher quais tipos de cookies deseja permitir, exceto os necessários, pois sem eles o nosso site não funcionará. A qualquer momento, é possível alterar suas preferências nesta página.