Quando pensamos em ganhar dinheiro, ou ganhar mais dinheiro, a maioria das pessoas busca somente maneiras de aumentar o seu salário.
Mas não podemos esquecer-nos da famosa frase que diz que “dinheiro gera dinheiro”. Ou seja, é preciso também buscar maneiras para fazer com que a riqueza já acumulada também gere bons “frutos”.
Isto é muito bem exemplificado pelo conceito de Taxa de Riqueza, conceito proposto por Robert Kiyosaki em seu livro “Aposentado Jovem e Rico”:
Taxa de riqueza = (renda de portfólio + renda passiva) / (despesas totais).
Renda de Portfólio: é a renda gerada pelo seu dinheiro que está aplicado em investimentos: poupança, fundos de investimento, ações etc.
Renda Passiva: são as outras formas de renda geradas sem a necessidade de se trabalhar, como renda de aluguéis.
Despesas Totais: total de seus gastos.
Ou seja, a Taxa de Riqueza visa analisar o valor de seus gastos com toda a renda ganha que não seja o seu trabalho.
Assim, se sua Taxa de Riqueza for 1, significa que você não precisaria trabalhar para pagar as contas do mês!! É uma bela situação, correto?
É claro que a Taxa de Riqueza não pode ser analisada isoladamente. Para capturar a situação de sua Saúde Financeira de uma maneira mais ampla é preciso levar em conta uma série de outros aspectos, como a necessidade de uma reserva para emergência e a outra reserva para a aposentadoria.
Mas isto não tira a importância deste conceito. E como está a sua Taxa de Riqueza?