Ibovespa recua na abertura com risco geopolítico após crise na Venezuela

Por:

Ibovespa recua na abertura com risco geopolítico após crise na Venezuela

Technical,Price,Graph,And,Indicator,,Red,And,Green,Candlestick,Chart

Fonte: Shutterstock/Zakharchuk

Por:

Por:

No segundo pregão do ano, o Ibovespa iniciou esta segunda-feira (05) em queda de 0,01%, aos 160.525 pontos. O mercado doméstico acompanha um ambiente de maior aversão ao risco, influenciado principalmente pelo cenário externo e pela escalada das tensões geopolíticas, que pressionam os ativos logo na abertura dos negócios. 

No exterior, os investidores repercutem a captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por forças dos Estados Unidos ao longo do fim de semana. O episódio elevou as incertezas nos mercados globais após declarações do presidente norte-americano, Donald Trump, que afirmou ter colocado a Venezuela sob controle temporário dos EUA e indicou a possibilidade de novas ações caso o país não coopere com a abertura de sua indústria de petróleo e com o combate ao tráfico de drogas. Trump também mencionou a possibilidade de ações militares envolvendo Colômbia e México, ampliando o temor de instabilidade regional. 

Os preços do petróleo operam com pouca variação nesta manhã, enquanto os investidores avaliam os possíveis impactos do episódio venezuelano sobre a oferta global da commodity. No domingo, a OPEP+ decidiu manter os níveis de produção inalterados, em uma reunião breve que evitou discutir as crises políticas que afetam alguns países membros do grupo. O petróleo Brent recuava 0,05%, cotado a US$ 60,72 o barril. Já o minério de ferro fechou em alta na China, com avanço de 0,95% na bolsa de Dalian, a 797 iuanes, o equivalente a US$ 113,96 por tonelada. 

No mercado doméstico, as ações da Petrobras acompanham o desempenho mais contido do petróleo e operam em baixa. Os papéis ordinários da estatal (PETR3) recuavam 0,65%, enquanto os preferenciais (PETR4) caíam 0,81% no início do pregão. 

No exterior, as ações de companhias petrolíferas norte-americanas avançam nas negociações. Investidores avaliam que a ação dos Estados Unidos contra a liderança venezuelana pode ampliar o acesso de empresas dos EUA às reservas de petróleo do país. As ações da Chevron, que já atua na Venezuela, registravam alta, assim como papéis de refinadoras como Phillips 66, Marathon Petroleum, Valero Energy e PBF Energy, diante da expectativa de eventual flexibilização das restrições às exportações venezuelanas de petróleo bruto. 

No noticiário corporativo, a Smart Fit (SMFT3) informou que passará a integrar, pela primeira vez, a carteira do IBRX 50, índice que reúne os 50 ativos de maior liquidez e representatividade da B3, o que tende a aumentar a visibilidade e a demanda pelas ações da companhia. 

Também no ambiente corporativo, Cobasi e Petz concluíram a combinação de negócios na última sexta-feira, dando origem à União Pet. A nova companhia estreia nesta segunda-feira na B3 com o ticker AUAU3. 

Na agenda econômica, o Banco Central divulga nesta manhã o Boletim Focus, com as projeções semanais do mercado para os principais indicadores. Para 2025, a mediana das estimativas aponta inflação medida pelo IPCA em 4,31% e crescimento do PIB de 2,26%. Já a expectativa para a taxa Selic ao fim de 2026 permaneceu em 12,25%. 

Por volta das 10h43, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

• Embraer (EMBJ3): +1,90%

• Natura (NATU3): +1,53%

• Raízen (RAIZ4): +1,25%


Baixas

• Brava Energia (BRAV3): -4,20%

• Cyrela (CYRE3): -2,06%

• Prio (PRIO3): -1,84%


Confira a evolução do Ibovespa:

*Até o dia 05/01 às 10h43

• Na semana*: -0,23%

• Em janeiro*: -0,37%

• No 1°tri./26*: -0,37%

• Em 12 meses*: +35,43%

• Em 2026*: -0,37%

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Política de Privacidade
Respeitamos a sua privacidade e queremos que você tenha controle sobre os dados que compartilhamos. Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e analisar o desempenho do nosso site.
Você pode escolher quais tipos de cookies deseja permitir, exceto os necessários, pois sem eles o nosso site não funcionará. A qualquer momento, é possível alterar suas preferências nesta página.