Por:

O que é e como investir em LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

Por:

O que é e como investir em LCI (Letra de Crédito Imobiliário)

Imóvel

Por:

Por:

Atualmente vivemos em um mundo econômico cada vez mais complexo e imprevisível. Neste cenário é importante conhecer o maior número possível de opções de investimento para que possamos maximizar a rentabilidade de nosso dinheiro.

As LCIs são papéis ” lastreados por créditos imobiliários garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária de coisa imóvel”, ou seja:

– Nesta operação, a instituição financeira (que neste caso é o intermediário) usa o dinheiro captado pelas LCIs (o seu dinheiro investido) para montar uma carteira de credito imobiliário e então realizar algum tipo de financiamento habitacional.

– Os lucros deste financiamento são então “repassados” a você através de algum índice (como por exemplo, através de um percentual do CDI). E neste percentual, claro, já está inclusa a “comissão” da instituição financeira pela transação.

A grande vantagem das LCIs é que elas são isentas do Imposto de Renda, da mesma maneira que a poupança (compare aqui os rendimentos do LCI com outros investimentos em renda fixa). E além disso, são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor do Crédito) até a quantia de R$ 250.000 (por instituição e por CPF).

Dentre as desvantagens podemos citar a liquidez não tão alta (os prazos para resgate podem ir de 2 meses a 2 anos) e os valores mínimos para investir (isso depende muito da instituição financeira, mas os valores mínimos podem começar em R$ 30.000).

E, apesar de ser considerado um investimento conservador, é sempre preciso considerar os riscos associados a esta operação: o principal é o risco da instituição financeira não conseguir honrar com os pagamentos acordados na LCI, seja por falência ou por problemas relacionados à carteira de crédito. Por isso, escolha sempre uma instituição financeira sólida!

 

Observações:
– As informações aqui apresentadas não caracterizam recomendações de investimento;
– As decisões de investimento são de responsabilidade total e irrestrita do leitor. O site não pode ser responsabilizado por prejuízos oriundos de decisões tomadas com base nas informações aqui apresentadas.

VEJA TAMBÉM:

– Poupança x LCI x Fundo DI x CDB-DI

– Como investir pouco dinheiro

– Guia de Investimentos

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected] ou entre em contato pelo formulário do site

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: