O C6 Bank foi a instituição financeira com o maior número de reclamações por cliente no primeiro trimestre deste ano, de acordo com um ranking divulgado pelo Banco Central. O C6 lidera a lista há três trimestres seguidos, mas vem melhorando seus índices nos últimos meses.
Para determinar a instituição financeira com o maior número de reclamações, o Banco Central mede quantas queixas válidas recebeu contra cada uma delas em um determinado período, divide esse número pelo total de clientes e depois multiplica esse valor por mil. Quanto maior a nota final, pior o desempenho.
No caso do C6 Bank, a nota recebida após esta conta foi de 77,99. O índice, no entanto, já foi muito pior. No terceiro trimestre do ano passado, quando assumiu a liderança das instituições financeiras com mais reclamações, a nota do banco era de 149,45, e nos últimos três meses de 2021 baixou para 106,22.
A melhora foi motivada tanto pela queda no número total de reclamações – que passou de 1.651 no terceiro trimestre de 2021 para 1.265 no primeiro trimestre deste ano – quanto pelo aumento no número de clientes – que saiu de 11 milhões para 16,2 milhões.
O segundo lugar do ranking de reclamações nos primeiros três meses deste ano foram BTG Pactual e Banco Pan, que tiveram um índice de 68,20, seguidos pelo Banco Inter, com 48,85.
Veja o ranking completo:
Instituição Financeira | Nota |
C6 Bank | 77,99 |
BTG Pactual / Banco Pan | 68,20 |
Inter | 48,85 |
BMG | 47,20 |
Santander | 27,37 |
Bradesco | 25,22 |
Mercado Crédito | 24,96 |
Original | 21,59 |
PagBank/PagSeguro | 14,87 |
Caixa Econômica Federal | 13,17 |
Banco do Brasil | 12,32 |
Itaú Unibanco | 12,26 |
Votorantim | 8,17 |
Nubank | 7,48 |
Midway | 2,87 |
Reclamações mais frequentes
O Banco Central também divulgou os problemas mais recorrentes dos clientes com as instituições financeiras. As queixas relacionadas a cartões de crédito liderou o ranking. No total, foram recebidas 2.312 reclamações sobre este assunto ao longo do primeiro trimestre.
Neste caso, o banco que mais deu dor de cabeça aos consumidores foi o Inter, com 254 reclamações, seguido pelo Bradesco (237) e pelo Santander (226).
A segunda queixa mais frequente, com 1.158 ocorrências, foram os problemas nas operações bancárias sem relação com cartão de crédito – por exemplo, falha no débito automático autorizado pelo cliente e divergências em saques e em depósitos feitos em caixas tradicionais.
O campeão neste tipo de reclamação foi o C6 Bank, com 259 reclamações, seguido pela Caixa Econômica (213) e pelo Banco Inter (145).
O terceiro problema mais frequente reportado pelos consumidores ao Banco Central foi a oferta ou prestação de serviço de crédito consignado de forma inadequada. Foram 1.107 registros ao longo do primeiro trimestre. BTG Pactual e Banco Pan encabeçaram as queixas, com 235 reclamações cada. Bradesco veio na sequência, com 200, seguido pelo C6 (183).
O ranking do Banco Central sobre as reclamações de clientes referente ao primeiro trimestre deveria ter sido divulgado em 20 de abril, mas a greve dos servidores da instituição fez a divulgação dos dados ser adiada para esta quinta-feira (21). Na próxima quinta-feira, dia 28, serão publicados os dados referentes ao segundo trimestre.