O brasileiro anda preocupado com a possibilidade de ter os dados roubados e ser vítima de fraudes digitais. Pesquisa da Serasa Experian mostra que esse medo atinge 77% da população, acima dos 57% registrados na pesquisa global.
O temor é compreensível. Dos entrevistados, 61% afirmaram já ter passado por alguma experiência de roubo de dados ou conhecem quem foi vítima.
A fraude digital se dá quando criminosos têm acesso aos dados pessoais do consumidor (número dos documentos pessoais, endereços, dados do cartão de crédito). Com essas informações, conseguem fazer cadastros em instituições financeiras ou de varejo, abrindo contas ou fazendo empréstimos.
Devido a esse tipo de fraude, 78% temem que os dados do cartão de crédito sejam roubados – acima dos 61% da média global.
Essa preocupação é maior na população de faixa etária maior. Enquanto é de 54% entre os que têm 18 a 24 anos, sobe para 57% na faixa seguinte (25 a 39 anos), é de 62% entre os 40 aos 54 anos e, por final, atinge 74% entre os que possuem 55 e 64 anos.
Fuja das fraudes
Para evitar fraudes, a Serasa recomenda que os consumidores só incluam informações pessoais e os dados do cartão em sites considerados seguros; desconfiem de ofertas com preços muito inferiores aos de mercado; cadastrem as chaves Pix apenas nos canais oficiais de bancos (aplicativo, agência e internet banking); e não forneçam senha ou códigos de acesso fora do aplicativo do banco.
A pesquisa ouviu 6.062 consumidores com idades entre 18 e 69 anos e foi feita em 20 países (África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Malásia, Noruega, Peru, Singapura e Reino Unido).