Com a queda do Ibovespa de 11,70% em setembro, maior baixa mensal desde maio de 2012, quando desvalorizou 11,86%, diversos fundos de ações, em especial os que aplicam em ações da Petrobrás, apresentaram perdas significativas no mês. Diversos fundos multimercado também apresentaram fortes perdas. Acompanhe também as rentabilidades da poupança, LCI, LCA, LFT (Tesouro Direto) e CDB-DI em setembro de 2014.
Apresentamos abaixo, primeiramente um gráfico com as rentabilidades da poupança, LCI/LCAs, LFTs e CDBs-DI. As rentabilidades dos fundos estão apresentadas nas tabelas separadas por tipos de fundos: DI, renda fixa, multimercado, ações setoriais, ações não-setoriais, cambiais e curto prazo.
O ranking é composto apenas por fundos com as seguintes características:
– Distribuídos pelos seis maiores bancos de varejo do País (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e HSBC), pois concentram a maior parte dos recursos aplicados em fundos pelos pequenos investidores;
– Aceitam aplicação inicial entre R$1 e R$ 10 mil, pois o nosso intuito é comparar as opções de investimento para o pequeno poupador. Fundos que não permitem aplicação não foram incluídos;
– Voltados para investidores pessoa física e que não sejam oferecidos exclusivamente aos clientes do segmento de Private Bank.
No caso das LFTs, para facilitar a comparação, assumimos as seguintes hipóteses:
– Preços negociados sem ágio ou deságio, ou seja, pelo valor ao par (valor inicial corrigido apenas pela taxa Selic do período);
– Rentabilidade apresenta-se líquida da taxa de custódia de 0,30% ao ano;
– Exibimos uma rentabilidade considerando uma taxa de corretagem de 0,5% ao ano (valor usualmente cobrado pelas principais instituições financeiras) e outra com taxa de corretagem de 0%, isenção oferecida por algumas corretoras.
No caso das LCI/LCAs e da poupança, exibimos as rentabilidades acrescidas do Imposto de renda sob a alíquota de 22,5% (cobrada para investimentos com prazo de até 180 dias). O motivo disto é permitir uma comparação justa entre todos estes investimentos, uma vez que as rentabilidades de LCI/LCAs e poupança são isentas de imposto de renda para os investidores pessoa física. Com isto, os valores apresentados no gráfico e nas tabelas a seguir estão sem o desconto do imposto de renda.
Obs.: Variação do IPCA para set/14 baseada na expectativa média apurada pela Comitê de Acompanhamento Macroeconômico da ANBIMA
Fundos DI
Dos 23 fundos da amostra, 10 renderam mais do que a poupança ajustada pelo IR e nenhum superou o CDI no mês. O melhor fundo rendeu próximo a 96% do CDI, enquanto o pior rendeu apenas 51,73% do CDI. Os rendimentos dos fundos desta categoria ficaram entre 0,86% e 0,46% no mês.
Fundos de Renda Fixa
De um total de 33 fundos, 20 superaram a poupança ajustada pelo IR e apenas 1 apresentou rendimento superior ao CDI. 3 fundos apresentaram rentabilidade negativa. As rentabilidades ficaram entre 0,91% e -3,57% (101,16% e -404,68% do CDI)
Fundos Multimercado
Apenas 5 fundos de um total de 31 apresentaram rentabilidade superior à poupança ajustada pelo IR no mês. Em relação ao CDI, 3 fundos superaram esta taxa. Nada menos do que 14 fundos tiveram prejuízo. Vale destacar que o fundo mais rentável tem como estratégia manter posições no índice da bolsa americana S&P 500. As rentabilidades dos fundos desta categoria ficaram entre 2,03% e -5,79% (224,47% e -663,77% do CDI)
Fundos Cambiais
De um total de 10 fundos, todos apresentaram expressivas altas no mês no mês com a valorização tanto do dólar (9,44%) quanto do euro (5,10%). As rentabilidades dos fundos indexados ao dólar ficaram no intervalo entre 9,15% e 8,70%. Os indexados ao euro ficaram entre 5% e 4,95%.
Fundos de Ações Setoriais
Dos 30 fundos de ações setoriais da amostra, 29 tiveram rentabilidade negativa no mês. Em relação ao Ibovespa, que teve baixa de 11,70% no mês, 18 fundos apresentaram rendimento superior. Os rendimentos ficaram entre 0,12% e -26,80%, sendo que os que apresentaram os maiores prejuízos foram fundos com investimentos apenas em ações do Banco do Brasil ou Petrobrás.
Fundos de Ações Não-Setoriais
Dos 42 fundos de ações não-setoriais da amostra, 41 tiveram rentabilidade negativa no mês. Em relação ao Ibovespa, 20 fundos apresentaram rendimento superior. Os rendimentos ficaram entre 9,04% e -13,87%.
Fundos de Curto Prazo
Dos 10 fundos nesta categoria, nenhum superou a poupança ajustada pelo IR ou o CDI. O intervalo de rentabilidade ficou entre 0,76% e 0,42%.
Observações:
– Rentabilidades passadas não são garantia de resultados futuros;
– Rentabilidade dos fundos é líquida da taxa de administração, mas ainda sem desconto do imposto de renda;
– Rentabilidade da poupança, da LCI e da LCA foram acrescidas em 22,5% (alíquota de imposto de renda para aplicações de um a seis meses), para que estes produtos possam ser comparados aos demais investimentos. Vale lembrar que poupança, LCI e LCA são isentas de imposto de renda para pessoas físicas;
– As informações aqui apresentadas não caracterizam recomendações de investimento;
– As decisões de investimento são de responsabilidade total e irrestrita do leitor. O site não pode ser responsabilizado por prejuízos oriundos de decisões tomadas com base nas informações aqui apresentadas.
Quer ver outras informações de fundos? Confira o Comparador de Fundos do Minhas Economias.
Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para contato@minhaseconomias.com.br