Por:

Corretora de valores: como escolher a melhor para você?

Corretora de valores

Por:

Corretora de valores: como escolher a melhor para você?

Corretora de valores

Por:

Por:

As opções são muitas na hora de escolher em por qual instituição fazer você deve começar a investiros investimentos, mas o investidor deve fazercom uma série de ponderações necessárias antes da tomada dee tomar a decisão.

Segurança, atendimento, oferta de produtos atrativos de investimento e custo estão entre os fatores que a seremdevem ser avaliados antes da abertura deae abrir a conta para que essas operações sejam realizadas.

Em resumo, é uma especialista em buscar alternativas para o portfólio dos clientes, sejam eles iniciantes ou mais experientes no tema.

Mas embora seja uma instituição financeira, a atuação da corretora é limitada por questões regulatórias e ela pode prestar apenas serviços voltados apenas ao mundo dos investimentos. Crédito, oferta de cartão e outros serviços financeiros tradicionais não fazem parte de seu escopo.

Confira como atua uma corretora de valores e o que ela pode ofertar.

O que é uma corretora de valores?

Uma corretora de valores é uma empresa que faz a intermediação de compra e venda de valores mobiliários (como ações, fundos imobiliários, títulos públicos, títulos de crédito privado) emitidos por diferentes instituições.

Esse trabalho é feito de forma regulada, uma vez que a instituição precisa de autorização do Banco Central (BC) e da CVM (Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para operar.

Além disso, há certificações que ajudam o investidor a identificar quais corretoras podem ser mais adequadas, como o selo PQO (Programa de Qualidade Operacional (PQO) da B3, que avalia a qualidade do serviço prestado.

O que faz uma corretora de valores?

A corretora faz a ponte entre o comprador e o vendedor de um ativo. Essa intermediação pode ocorrer com diversos produtos (ações, títulos, fundos) e é obrigatória, ou seja, um investidor não pode comprar a ação de uma empresa sem ser por meio de uma corretora.

Além da intermediação, a corretora pode oferecer serviços adicionais, como relatórios de recomendações de ativos eria s, avaliação de ações ou uma plataforma de negociação (home broker).

Corretora de valores vs. Bancos

Os bancos também atuam na intermediação de investimentos – para isso, precisam ter tambémtambém de um registro de corretora.

Mas se os dois podem fazer a intermediação, qual a diferença?

Do ponto de vista de investimentos, os bancos podem fazer algo que as corretoras não podem, que é a emissão de títulos próprios. Entre os títulos produrtos emitidos pelos bancos estão os CDBs (certificados de depósitos bancários), as LCIs (letras de crédito imobiliário) e as LCAs (letras de crédito agrícola).

Além disso, os bancos conseguem oferecer uma gama maior de serviços, já que possuem também conta corrente, cartão de crédito e operações de crédito. Por outro lado, o leque de produtos de investimento costuma ser menor.

Como escolher uma corretora para investir?

O investidor deve escolher uma corretora de acordo com suas necessidades.

Se o objetivo é fazer operações com ações de curtíssimo prazo, ou seja, ser do tipo day trade, a taxa de corretagem é um fator a ser levado em conta, assim como a estrutura de tecnologia.

Já para aquele que vai comprar apenas títulos do Tesouro Direto, a taxa de corretagem passa a ser irrelevante.

Mas além da infraestrutura e do custo, o investidor também deve estar atento aos serviços que podem fazer com que ele tome melhores decisões de investimento, como o fornecimento de relatórios de análise, recomendaçõesão de carteiras, atendimento e suporte.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: