Link da publicação Publicado em Março de 2010

Desconfia dos pequenos gastos: são os arroios que formam os grandes rios. A frase de Benjamin Franklin, um dos principais nomes do processo de independência dos Estados Unidos, fazia sentido há mais de 200 anos, quando foi proferida. E continua fazendo.

Para um maior controle dos tais arroios, o aplicativo Minhas Economias está no ar. Ele é um site com o qual você pode monitorar o que faz com seu dinheiro: quanto gastou, onde, quando. Com essas informações, você pode saber em que áreas tem gastado mais ¿ e, com isso, saberá onde economizar.

Com o acesso diário do Minhas Economias você relata seus gastos com alimentação, dentista e lazer, entre outros. É possível dividir essas despesas em categorias ainda mais específicas: aluguel e conta de luz, por exemplo, entram na categoria “Casa”. Depois disso, o Minhas Economias cria gráficos com os gastos, exibindo em que áreas há mais despesas e o que deveria ser cortado.

Mais ciente dos gastos, você poderá reduzir gastos para poder poupar dinheiro para outros fins, como uma viagem ou a troca de automóvel, por exemplo. E é bom não confiar na própria memória. Também foi Benjamin Franklin que atestou: “credores têm melhor memória que devedores”.