Por:

Tire o seu dinheiro destes fundos!

Tire o seu dinheiro destes fundos

Por:

Tire o seu dinheiro destes fundos!

Tire o seu dinheiro destes fundos

Por:

Por:

Há diversas matérias disponíveis comentando sobre a baixa rentabilidade da poupança. No entanto, pouco se fala sobre fundos de investimento que oferecem rentabilidade ainda mais baixa do que a da própria poupança. Caso tenha recursos aplicados neles, você está jogando dinheiro fora!

Listamos aqui fundos DI e de Curto Prazo dos principais bancos de varejo, tanto abertos quanto fechados para captação. Em fundo bege estão destacadas as rentabilidades que foram superiores à poupança no mesmo período.

Fundos x poupança

 

O que chama a atenção é que os 5 últimos fundos da tabela acima apresentam rentabilidade inferior à da poupança em todos os períodos exibidos. Ainda assim, no último dia 24 de fevereiro, apresentavam, no conjunto, patrimônio líquido superior a R$ 6 bilhões! Um valor bastante significativo e que está rendendo bastante dinheiro. Para os bancos!

Em relação aos 3 primeiros fundos, que apresentam rentabilidade líquida superior à poupança em períodos mais recentes, é importante destacar que há alternativas melhores no mercado. Para quem tem pouco dinheiro para investir, há outros fundos de baixo risco (Simples, DI e de Renda fixa), CDBs-DI e Tesouro Selic. Vale lembrar que, à medida que acumular mais recursos, melhores opções de investimentos estarão disponíveis. Para quem tem objetivos de longo prazo para o dinheiro, na maioria das vezes, vale a pena resgatar os recursos de um investimento ruim e aplicar em outro melhor.

 
 

Observações:
1. Para os períodos acima de 36 meses, considerou-se a rentabilidade da poupança pela fórmula antiga (TR + 0,5% ao mês).
2. Rentabilidade dos fundos na data-base de 24 de fevereiro de 2017 e já descontada imposto de renda de 15%

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: