Por:

Rentabilidade Fundos DI x Poupança x CDI – 2012

Por:

Rentabilidade Fundos DI x Poupança x CDI – 2012

poupanca

Por:

Por:

Mostramos aqui como foi o desempenho dos Fundos DI e de Curto Prazo dos seis maiores bancos de varejo do País (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e HSBC) no ano de 2012.

A amostra de 52 Fundos DI considera apenas aqueles que aceitam aplicações de novos investidores pessoas físicas e foi elaborada a partir das informações dos sites dos próprios bancos. Fundos negociados exclusivamente no segmento Private Bank (altíssima renda) e aqueles com investimento maior em crédito privado (com risco mais elevado) não foram incluídos na amostra.

O estudo mostra quantos fundos de cada banco obtiveram desempenho melhor do que a poupança (levando em conta o efeito do imposto de renda à alíquota de 17,5%, a qual é cobrada em investimentos com prazo de 360 a 720 dias) e do que o CDI no ano de 2012, divididos em faixas, de acordo com a taxa de administração (ao ano) cobrada por cada fundo (ver quadro 1).

Nesta comparação, apenas 13 dos 52 fundos DI analisados ganharam da poupança em 2012, conforme ilustra o quadro 2. Na comparação com o CDI (quadro 3), apenas um fundo (da Caixa) obteve desempenho superior.

Fundos DI - 2012

Para completar, havia 10 fundos de curto prazo disponíveis para aplicação inicial nos seis grandes bancos. Nenhum deles obteve rendimento superior à poupança ajustada pelo IR (quadro 5) e, muito menos, ao CDI (quadro 6). Ao contrário dos fundos DI, os fundos de curto prazo ainda apresentam altas taxas de administração em sua maioria: 4 dos 10 fundos da amostra têm taxa de administração entre 2,5% a 3,0% ao ano (quadro 4).

Fundos de Curto Prazo – 2012

Quer ver se o seu fundo DI apresentou um bom desempenho? Confira o Comparador de Fundos DI do Minhas Economias.

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para [email protected] ou entre em contato pelo formulário do site.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: