Há uma grande quantidade de dicas, sugestões e conselhos ‘infalíveis’ para aqueles que querem ficar Ricos. Apesar de não acreditarmos em nenhum caminho fácil rumo ao enriquecimento, sempre temos algo que aprender com eles. Mas haveria hábitos que podem nos arrastar para o outro lado da Riqueza? Sim!

Ninguém (ou quase ninguém) gosta de ficar eternamente pobre. Por isso, seria natural supor que os hábitos ‘empobrecedores’ não sejam seguidos por muita gente. Ledo engano. O problema é que muitas vezes nós nem nos damos conta que temos este tipo de hábito … e aí fica mais difícil tentar eliminá-los de nossa vida.

Vamos descrever alguns hábitos e crenças que você NÃO deve seguir, se quiser aumentar as suas chances de ficar mais rico.

1. Acreditar que somente um diploma do ensino superior já é suficiente.

Em um passado ‘distante’ (provavelmente na época de nossos pais ou avós), o diploma de uma faculdade era um passaporte quase que certo para se ganhar um bom dinheiro. Não estamos aqui falando em ficar muito rico, mas pelo menos para levar uma vida muito boa.

habitos_crencas_interior

Muitos anos se passaram, o mundo e as tecnologias evoluíram de uma maneira impensável, mas o nosso sistema de ensino pouco mudou. Por isso, a universidade já não oferece a mesma ‘garantia de sucesso’ do passado.

Isto não quer dizer que você deva abandonar a ideia de fazer um curso superior, afinal a universidade continua sendo importante para a sua formação. Mas lembre-se que é preciso mais do que tirar boas notas e se formar: é preciso buscar outras áreas de conhecimentos, ser proativo, participar de atividades extracurriculares, etc.

2. Dar foco somente em economizar e não em ganhar dinheiro.

Ter um bom Controle Financeiro, evitar gastos supérfluos e manter uma boa poupança são itens imprescindíveis para qualquer um que quer ter uma vida financeira tranquila.

Mas para ficar rico, além de tudo isso, é preciso mais. É necessário buscar ativamente formas de ganhar mais dinheiro.

Esta afirmação pode soar um pouco capitalista ou agressiva demais. Mas a nossa intenção não é instigar o ‘instinto animal’ das pessoas, nem pregar a busca do dinheiro a qualquer custo.

É totalmente possível enriquecer mantendo padrões de ética e moral, contribuindo com a sociedade e com o meio-ambiente. Mas para isso é preciso muita motivação e disciplina: e uma vontade de enriquecer da melhor maneira possível.

3. Sonhar ‘pequeno’.

Esta frase já é dita por vários empresários do mundo moderno. Basicamente a mensagem é a seguinte: “Sonhar grande dá o mesmo trabalho de sonhar pequeno”. Aliás esta é uma das frases ditas por Jorge Paulo Lemann e seus sócios.

Se é para sonhar, almeje chegar à Lua! Tudo bem, talvez isso seja quase impossível. Mas manter uma meta bem desafiadora irá contribuir para motivar todos ao seu rodar.

Mas e se o sonho não se realizar? Bem, se não der para chegar na Lua, todos os esforços despendidos no mínimo lhe levarão ao topo da montanha mais alta do mundo. Nada mal, certo?