Por:

Muita gente costuma tirar férias e viajar no período entre dezembro e janeiro, por conta das férias escolares, diminuição do número de clientes, férias coletivas, ou simplesmente porque é verão no hemisfério sul e as pessoas querem aproveitar o calor na praia. O problema é que viajar neste período é muito mais caro. As passagens aéreas ficam absurdamente caras, bem como os hotéis e as pousadas.

Veja a seguir algumas dicas que podem lhe ajudar a viajar bem e barato.

O ideal mesmo é viajar na baixa temporada para economizar e fugir da muvuca dos aeroportos principalmente no final do ano. No entanto, nem todo mundo consegue fazer isto, mas ainda assim é possível economizar bastante se o planejamento for feito antes.

Passagem aérea

Um dos principais gastos é a passagem aérea. No entanto, as companhias aéreas disponibilizam em seus sites ferramentas de busca e compra de passagens que mostram os preços das mesmas disponíveis não só no dia procurado como também alguns dias antes e depois (em geral, 3 dias) desta data. Tendo um pouco de flexibilidade em sua agenda, você pode então procurar uma passagem mais barata. Além disto, muitas companhias oferecem também o parcelamento das passagens, permitindo que você pague aos poucos sem sobrecarregar o orçamento de um determinado mês.

Outra dica legal é que você pode procurar por passagens e até pacotes de viagens (passagens + hotéis) em sites de viagens como www.decolar.com, www.submarinoviagens.com.br, www.cvc.com.br, www.viajanet.com.br, entre outros. A grande vantagem é que você pode comparar preços, pesquisar datas com preços mais em conta e até procurar por melhores condições de pagamento.

Hotéis

Este é um outro item no qual um bom planejamento pode representar mais dinheiro no bolso. Tendo as datas de viagem e locais já programados, está na hora de pesquisar os hotéis que cabem em seu orçamento. Há diversos sites, além daqueles das grandes cadeias hoteleiras e dos sites de viagem que citamos acima, que permitem que você reserve sua hospedagem sem sair do conforto da sua casa ou do seu escitório. Os mais conhecidos são o www.booking.com e o www.hotel.com.br, entre outros. Uma grande vantagem destes sites é que muitos usuários publicam comentários, notas e até fotos dos locais em que eles já se hospedaram. No entanto, fique atento em relação a algumas promoções, pois muitas delas não permitem o cancelamento da reserva ou mesmo debitam o seu cartão de crédito no momento da reserva. Você pode verificar estas informações antes de concluir o processo, geralmente quando fornece as informações de seu cartão.

Dicas de passeios

Além da busca do Google e sites similares, uma forma de pesquisar o seu roteiro de viagem é através do site www.tripadvisor.com. Nele, os usuários comentam e avaliam os principais pontos turísticos, citam os meios de transporte disponíveis e também avaliam hotéis e restaurantes. Um mapa mostrando os locais de tudo isto ajuda muito no planejamento.

Outra dica bacana é usar o Google Maps. Digitando “* Restaurants” na busca de mapas, ele mostra os restaurantes da área exibida no mapa e digitando “*supermarkets” ou “*groceries” você pode localizar algum lugar para as pequenas compras de supermercado. Além disso, é uma ótima ferramenta para verificar se a localização do seu hotel é conveniente. Em muitos casos, você pode usar o recurso do Street View e conferir como é a vizinhança do hotel.

Mais dicas

Um ponto importante no planejamento de sua viagem é ter um seguro para cobrir possíveis imprevistos. Se a viagem for doméstica, é provável que o seu seguro-saúde já cubra problemas de saúde que possam surgir em suas férias. No entanto, se a viagem for internacional é pouco provável que isto ocorra. Neste caso, vale a pena verificar junto à sua administradora de cartão de crédito se a compra de passagens aéreas no cartão de crédito lhe garantem um seguro contra imprevistos, incluindo pagamento de despesas médicas, entre outros.

Agora, se o seu cartão de crédito não lhe oferece estes benefícios, vale a pena contratar um seguro-viagem. Apesar de representar um custo adicional, o seguro-viagem irá lhe proporcionar maior tranqüilidade e comodidade e, em caso de imprevistos, você não correrá o risco do seu orçamento estourar.

Planejar faz parte da diversão de viajar

Para quem gosta de viajar, fazer o planejamento da viagem já é uma grande diversão! Com todas as informações disponíveis hoje em dia na internet, também a família poderá participar ativamente do planejamento da viagem e se divertir juntos. E além de tudo, você ainda pode economizar uma boa grana…

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: