Não sou a favor de jogos de azar ou apostas, mas se usados da maneira correta e com parcimônia, os jogos podem sim ser muito úteis em nossa vida. Um exemplo seria fazer uma aposta com relação à perda de peso. Se tudo der certo, você ganha mais saúde e também dinheiro!

O principal problema em atingir metas que exigem uma mudança de comportamento é que você precisará de muita força de vontade e motivação para isso. Perder peso se encaixa nesse tipo de meta. Economizar e poupar para a aposentadoria é outro exemplo. Mas vamos focar aqui no primeiro exemplo.

A ideia é usar um pouco o processo de ‘gamifficação’ para lhe ajudar, ou seja, aplicar a dinâmica de jogos para engajar as pessoas e estimular novas atitudes nas pessoas.

1. Como começar?

Para isso dar certo, o primeiro passo é escolher uma pessoa muito próxima a você e que torça para o seu sucesso nesta empreitada. É esta pessoa que irá pagar a aposta caso você perca peso!

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Uma outra alternativa seria definir uma recompensa pela qual você mesmo arcaria com os custos. Por exemplo, caso atinja os objetivos, você poderia comprar algum objeto que queira muito (uma roupa, TV, etc) ou fazer uma viagem ‘5 estrelas’ em um final de semana.

Também funciona, mas o ideal é que o prêmio fosse pago por outra pessoa … o estímulo neste caso é muito maior, afinal o dinheiro nem sairá do seu bolso!

2. Assine um Contrato de Compromisso.

Um Contrato de Compromisso é um acordo que você assina com você mesmo para garantir que você siga suas intenções. Isso tem um significado psicológico muito grande, pois o Contrato cria um sentimento de responsabilidade para conduzir a mudança de comportamento.

E isso vale também para a pessoa que estará na aposta junto com você. Assim ela não poderá alegar que “era só uma brincadeira” na hora de entregar o seu prêmio.

3. Dê um prazo e um objetivo específico.

Você pode criar qualquer tipo de objetivo que você deseja. O importante é que ele seja objetivo, mensurável e tenha um tempo determinado. Por exemplo, perder 3 quilos em 3 meses. E não se esqueça de deixar isso bem claro em seu Contrato de Compromisso.

Como dica, procure combinar metas viáveis e prazos não muito longos. Três meses costuma ser um prazo bom para que a motivação seja mantida sempre em alta.

4. Defina como você atingirá as suas metas.

É importante saber aonde você quer chegar. Mas tão importante quanto isso é saber o que você vai fazer para alcançar seu objetivo.
Faça um planejamento do que você precisará fazer para emagrecer! E boa aposta!