Por:

4 Situações Financeiras que todos têm vergonha de assumir.

Por:

4 Situações Financeiras que todos têm vergonha de assumir.

4situacoes_vergonha

Por:

Por:

Todo grande problema terá mais chance de ser resolvido se várias pessoas se unirem para discutir e procurar soluções conjuntamente. Mas então por que muita gente guarda os problemas pessoais para si? A vergonha é mais forte que o desejo de se recuperar? Se você já passou por alguma situação financeira difícil, talvez deva saber.

Revelar os próprios erros pode ser muito constrangedor. Vamos ver aqui algumas situações em Finanças Pessoais que todo mundo gostaria de manter em segredo máximo!

1. Realizar Investimentos errados.

É fácil encontrar relatos detalhados dos grandes investidores, aqueles que conseguem retornos inimagináveis em investimentos arriscados. Talento, sangue frio e extraordinária visão de futuro são alguns adjetivos associadas a estas pessoas.

Mas e aqueles que cometem grandes erros? Por exemplo, tenho certeza que há muita gente que ficou acompanhando uma ação subir consistentemente e, quando finalmente decidiu compra-la, ela despencou de maneira vertiginosa. Onde estão estas pessoas?

E aqueles que compraram o dólar na alta e depois a moeda só caiu sem nunca mais se recuperar?

Espero somente que estas pessoas estejam aprendendo com seus erros, mesmo que sem conta-los a ninguém!

2. Esconder gastos da Família.

Tem muito casal que prefere ter as contas bancárias totalmente separadas para não ter que ficar dando explicação para ninguém. E sequer revelam o salário que ganham … e muito menos os gastos que realizam.

4situacoes_vergonha_interior

Em uma primeira análise, gerenciar as Finanças do casal de modo conjunto deveria ser mais vantajoso. As despesas podem ser melhor planejadas, os investimentos podem ter uma rentabilidade melhor devido ao maior volume disponível e há uma fiscalização saudável do Orçamento.

Mas “cada um é cada um”, e tenho a certeza que em muitos casos esta socialização do Controle Financeiro poderia levar a uma situação de divórcio muito rapidamente!

3. Estar endividado … e muito.

Esta é meio óbvia, mas ainda assim muito importante. E o cenário pode ser até mais radical: as pessoas não querem nem ser lembradas que estão endividadas, o que é muito pior.

Quais as razões disso? O fato da nossa sociedade cultuar o poder, o sucesso financeiro e a riqueza pode ser uma delas. Estar endividado passa a imagem de uma pessoa fracassada, sem controle de si própria e passiva. Nada mais vergonhoso que isso.

Mas não deveria ser assim. Temos que nos lembrar que ninguém é perfeito e que nunca o seremos: mas sempre há espaço para nos desenvolver. E nada mais saudável que buscar uma melhoria em nosso bolso.

4. Pedir desconto.

Este é um outro tabu para muitas pessoas que têm uma vergonha enorme de pedir desconto. Ou então realmente não sabem como fazer isso e acham que nunca vão conseguir negociar nada.

Temos que admitir que a atividade de pechinchar é uma arte e nem todos estão preparados para isso. Por outro lado, é algo que pode ser aprendido na prática. Peça ajuda a algum familiar ou conhecido que domine esta arte para lhe ajudar com dicas!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: