Por:

O seu planejamento para o FUTURO lhe ajuda a viver sua vida HOJE?

Por:

O seu planejamento para o FUTURO lhe ajuda a viver sua vida HOJE?

futuro_viver

Por:

Por:

Um dos pilares de Educação Financeira é sermos capazes de abrir mão de um prazer ou satisfação imediata, com o objetivo de buscar uma tranquilidade financeira no futuro. Isto continua e continuará sendo uma verdade incontestável. Mas será que você está exagerando?

A maioria das pessoas não consegue sacrificar algo no presente em troca de um ‘bônus’ que virá somente no futuro. Exemplos não faltam: deixar de ir a uma festa excelente para ficar estudando para entrar em uma faculdade também excelente. Fazer um regime coerente agora, ao invés de ter que lidar com problemas de saúde no futuro, por causa do sobrepeso. E por aí vai.

Mas também há aqueles que só se preocupam com o futuro e não conseguem fazer nada no presente que lhes traga algum prazer. Se você acha que pode estar entre estas pessoas (que são uma minoria!), veja se você se identifica com as situações e comportamentos abaixo.

1. Você é conhecido como o ‘sovina’ ou ‘pão duro’.

Se você é conhecido entre os seus familiares e amigos como o ‘mão de vaca’ da turma, há uma boa chance de que o futuro é mais importante que o presente para você.
Mas a análise não pode ser simples assim. Muita gente é rotulada com estes apelidos, mas na verdade elas genuinamente não necessitam de grandes bens materiais. Afinal, será que o Dalai Lama é chamado de ‘pão duro’ pelos seus vizinhos?

O problema é se você tem que fazer um esforço muito grande, quase obsessivo, para economizar no presente. E aposta todas as suas fichas de que a sua plena felicidade será alcançada no futuro, quando então poderá desfrutar de todo dinheiro guardado.

futuro_viver_interior

Parte disso é verdade, mas o mais importante é conseguir alcançar um equilíbrio entre o hoje e o amanhã.

E não se esqueça de que ter uma vida feliz no presente é condição para que você seja mais produtivo e tenha melhores ideias que lhe garantirão o futuro tranquilo.

Um exemplo? Há pessoas que aceitam empregos que pagam bem, mas que não lhe trazem nenhuma satisfação. Apesar de parecer uma boa maneira de garantir o futuro pelo dinheiro extra, a falta de motivação pode colocar em risco as promoções e tirar qualquer chance de empreender em uma área de sua vocação!

2. O Futuro nunca chega.

Você tem a sensação de que o Futuro nunca chega? A cada objetivo alcançado, sempre existe um outro a ser arduamente perseguido a qualquer custo?

Metas são essenciais para manter a nossa motivação e vontade de viver. Mas não deixe que elas se tornem a razão de sua vida, pelas quais todo esforço vale a pena.

O que importa na verdade é a jornada: as experiências, os conhecimentos e as amizades feitas durante o ‘caminho’ até a meta ser alcançada. Desta maneira, mesmo que o seu objetivo não se cumpra, você terá vivido uma vida plena e feliz.

3. Muitos arrependimentos.

Arrependimentos podem sim ocorrer com qualquer pessoa e muitas vezes. A questão é como lidamos com estes arrependimentos.

Aqueles que não tem consciência dos impactos que as suas decisões atuais terão em nossas vidas no futuro, provavelmente sofrerão mais com os arrependimentos. “Ah, se eu tivesse feito isso … Ah, se eu tivesse feito aquilo”.

Ah, e este ponto serve tanto para aqueles que só se preocupam com o presente quanto para os que só enxergam o futuro!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: