Por:

As desvantagens de ser financeiramente independente.

Por:

As desvantagens de ser financeiramente independente.

independente_financeiro

Por:

Por:

Passamos a vida tentando juntar dinheiro para não precisar se preocupar com dinheiro. Ou seja, queremos ter um certo nível de riqueza que nos permita viver sem ter que pensar muito em como economizar ou construir uma aposentadoria tranquila. Mas será que haveria alguma desvantagem em ser financeiramente independente?

Sempre há os dois lados da moeda, assim até neste caso existirão sim algumas desvantagens. Mas antes de as listarmos, vale lembrar que elas não são desculpas para você deixar o controle financeiro totalmente de lado. É sempre melhor ter uma independência financeira do que ter as finanças em desequilíbrio!

1. Você perde a motivação de tentar sempre buscar melhores opções de compra.

Quando não temos dinheiro, temos que pechinchar, pedir desconto e pesquisar preços em todos os lugares. E depois de tudo isso, ainda é preciso usar de todas as forças pessoais para evitar a concretização da compra!

Mas quando se tem dinheiro, ninguém mais vai ficar pesquisando em vários lugares e perdendo um precioso tempo que poderia ser usado em outras atividades. E desta maneira você vai acabar pagando mais caro do que deveria.

É uma desvantagem do ponto de vista econômico, com certeza. Mas para quem conseguiu atingir uma boa segurança financeira, talvez não seja um problema para casos de compras cujo valor não seja tão alto.

independente_financeiro_interior

2. Você perde motivação de tentar sempre buscar os melhores retornos de investimento.

Por ser financeiramente independente, você não precisa necessariamente de mais dinheiro. Assim você não buscará mais com tanto afinco os investimentos com os melhores retornos.

Não há nada de muito errado com isso, afinal você irá querer priorizar outras coisas em sua vida, como praticar mais esportes, o lazer e outras atividades não monetárias. E com isso, você não irá mais querer ficar ‘perdendo tempo’ procurando uma alternativa que irá lhe render ‘somente mais 2% ou 3% de juros ao ano’.

3. Você passa a achar que sempre terá dinheiro

A partir do momento que você junta um nível razoável de dinheiro e continua com este valor por um bom período de tempo, você terá a sensação de que esta situação irá perdurar assim para sempre.

Ou seja, você nunca mais terá que se preocupar com dinheiro!

Pode ser que isso seja verdade, mas é preciso ir com calma. Mesmo quem tem muito dinheiro, deve sempre manter um controle de orçamento mínimo para saber por quanto tempo este dinheiro ainda irá durar.

Este talvez seja o item mais importante dos três descritos aqui. Você pode sim comprar sem se preocupar muito com o preço ou investir sem se preocupar muito com o retorno. Mas nunca deixe de saber quanto dinheiro você ainda tem guardado e por quanto tempo poderá manter este tipo de vida!

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: