Quem já não se imaginou curtindo a aposentadoria na praia, com o pé na areia, bebendo uma água de coco, ‘ganhando’ um bronzeado e aprendendo a surfar? Excelente, certo? Mas, para isso, é preciso se planejar. Veja a seguir algumas dicas e comentários para você chegar mais perto de conquistar este sonho!

Em primeiro lugar, é preciso entender qual o custo total para viver uma vida destas. Por exemplo, escolha uma cidade onde você gostaria de morar na aposentadoria: Salvador? Recife? Florianópolis? Ou outra que esteja em seus sonhos.

A partir daí, comece a mapear as despesas que você terá. Suponha que você mora na cidade de São Paulo e queira se mudar para Fortaleza. Quais os aspectos que você deve considerar?

Custos de Moradia:
De uma maneira geral, Fortaleza é uma cidade mais barata que São Paulo. Mas, é preciso ter cuidado e analisar os detalhes. Por exemplo, o custo de moradia depende muito da localização. Se você mora em um bairro não valorizado em São Paulo e quer ir morar em um bairro excelente de Fortaleza, pode ser até que fique mais caro para você!

Portanto, é preciso pesquisar. Visite a cidade, conheça os bairros, pergunte aos moradores de cada região as vantagens e desvantagens de cada local. E procure saber quais os preços vigentes para alugar e comprar. Com isso, será possível fazer um orçamento mais efetivo para a sua mudança.

aposentar_praia_interior

Custos de Vida em geral:
Ao conhecer a cidade, você já vai ter uma boa ideia dos outros custos para morar lá: supermercados, alimentação, restaurantes, combustível, etc.

Além disso, pesquise na internet: existem sites que já disponibilizam um comparativo de custo de vida entre as diferentes cidades do Brasil. Por exemplo, para o site http://www.custodevida.com.br, São Paulo é cerca de 162% mais cara que Fortaleza!

Serviços Médicos e Hospitalares:
Em nossa ‘melhor idade’ (mais conhecida como nossa velhice) as preocupações com saúde são bem importantes. Há dois aspectos a considerar:
– Custos Médicos: é importante conhecer os valores que serão gastos neste quesito, por exemplo, consultas médicas, internações e planos de saúde. A boa notícia é que Fortaleza deve ter valores menores que São Paulo.
– Qualidade e Disponibilidade de serviços médicos: neste ponto, São Paulo é imbatível. Apesar de Fortaleza ser uma grande capital, São Paulo tem mais opções e variedades de serviços, incluindo aí especialidades que eventualmente só existem em São Paulo. Não há muito o que fazer, mas apenas leve em conta este ponto na hora de tomar a decisão final da mudança.

Segurança
Há aspectos importantes a considerar que não necessariamente estão ligados diretamente a valores de custos e despesas. A segurança é uma delas.

Aqui também a internet pode ser uma boa fonte de informações e estatísticas que você deve levar em conta. E lembre-se que a localização de sua moradia irá influenciar muito esta questão da segurança.

Lazer
São Paulo tem uma variedade enorme de opções de lazer. Mas, Fortaleza oferece algo único e a um preço bem baixo: praias maravilhosas e natureza exuberante.

Por isso, pode planejar um valor menor para o item Lazer. Por outro lado, aumente os gastos com os protetores solares!

Conclusão
Bem, neste ‘post’ não fornecemos exatamente um valor para você se aposentar na praia, certo? É que isto pode variar muito de acordo com as suas escolhas, como explicamos acima.

O importante é você ter um guia para iniciar este planejamento. E, além disso, ter em mente que você deve considerar não somente os custos, mas também todos os outros aspectos ‘não monetários’ associados a esta mudança. E boa sorte!