Contas de luz, telefone, internet, aluguel, condomínio, estacionamento, faculdade, financiamento, cartão de crédito… Contas e mais contas, quem não as tem? E o pior é que quando terminamos de pagar as contas do mês, vem as contas do próximo mês.
Entre tantas coisas a fazer durante o dia, é difícil encontrar alguém que não tenha atrasado uma conta. O problema é que atrasar as contas sai caro e pode gerar uma dor de cabeça terrível. Além das multas e juros, dependendo da conta atrasada, pode haver interrupção do serviço e a negativação do nome do consumidor. Então, por que não organizá-las?
Dicas para organizar as contas
– Listar as contas
A primeira coisa a fazer é listar todas as suas contas. Você pode utilizar uma planilha colocando o dia do vencimento, a descrição e o valor. Coloque ainda uma terceira coluna com o total dos valores a pagar.
Por exemplo,
[table id=4 /]
Desta forma, é possível ter uma visão geral das despesas já programadas.
– Fluxo de caixa
Observe que no exemplo acima, a maior despesa, cartão de crédito, ocorre no dia 28. Quando vai chegando o final do mês o dinheiro fica mais curto e as chances de atrasar as contas aumentam. Procure colocar os vencimentos das contas logo após a dia do recebimento do salário. No caso de receber em mais de uma vez no mês, verifique as datas mais adequadas considerando o montante de dinheiro em caixa. Fazendo isso, o seu fluxo de caixa fica mais equilibrado.
– Débito automático
Contas de água, luz, telefone e alguns outros serviços, permitem que você faça o débito automático. Para quem tem saldo em conta, é uma boa maneira de não perder os vencimentos, principalmente porque não existe cobrança adicional. Mas deve-se ficar atento no caso de não haver saldo na data de vencimento porque neste caso estará utilizando o limite do cheque especial. Caso tenha que atrasar o pagamento de uma conta por um período maior, em determinadas situações vale a pena continuar com a conta atrasada do que pagar utilizando o cheque especial. Verifique a taxa de juros do seu banco e compare com a multa e juros cobrados no pagamento em atraso. Normalmente a multa é de 2% e os juros de 1% ao mês. No cheque especial, além dos juros há incidência de IOF – Imposto sobre Operações Financeiras (veja como é calculado o IOF).
Importante observar é que em determinados serviços, dependendo do período atrasado pode haver interrupção do seu fornecimento.
– Lembretes
Com as contas listadas, coloque em sua agenda as datas de vencimentos das suas contas para não atrasá-las.
A organização das contas do dia a dia, é o primeiro grande passo para o seu controle financeiro.
– Organize as contas do dia a dia com o Minhas Economias
Se você achou um pouco complicado controlar as suas contas através de uma planilha, é possível fazer isso utilizando o gerenciador financeiro online do Minhas Economias, que é 100% gratuito e possui aplicativos para iPhone e Android.
Você cadastra todas as suas contas uma única vez com a funcionalidade de transações recorrentes e programa para que o Minhas Economias lhe envie emails lembrando dos seus compromissos financeiros.
Cadastre-se já! Seu bolso agradece.