O Banco Central começa a divulgar nesta segunda (7) o saldo dos valores esquecidos em bancos, que será disponibilizado através do Sistema Valores a Receber. Além da consulta, poderá ser feito o agendamento do resgate do valor esquecido.
Essa consulta será organizada da seguinte forma:
- Entre hoje e a próxima sexta, serão disponibilizados os dados das empresas criadas ou pessoas nascidas antes de 1968, com repescagem no dia 12 de março;
- Dos dias 14 a 18 de março, empresas criadas ou nascidos entre 1968 e 1983, com repescagem no dia 19 de março;
- Entre 21 a 25 de março, empresas criadas ou nascidos após 1983, com repescagem no dia 26 de março.
O agendamento pode ser feito para o período de 4h às 14h ou de 14h às 24h.
“Não deixe de voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados. Se não comparecer nessa data e período, você terá que voltar no sábado da repescagem”, informou o BC em nota. “A repescagem vai funcionar durante todo o dia, das 4h às 24h”.
Mesmo se a pessoa física ou empresa perderem a repescagem, poderão solicitar o resgate do saldo a partir de 28 de março.
Desde fevereiro, está disponível a consulta ao sistema para que consumidores e empresas verifiquem se possuem saldo, mas sem indicação do valor a receber.
Os valores parados nos bancos atualmente são provenientes de recursos de contas correntes ou poupança encerradas com saldo disponível, tarifas relativas a operações de crédito cobradas indevidamente e recursos não resgatados de grupos de consórcio encerrados, entre outros.
Como consultar e agendar?
O Banco Central divulgou o passo a passo para consultar e realizar o agendamento dos valores. Confira:
- Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados;
- Fazer login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro) em sistema mantido pelo Ministério da Economia e o Serpro. Se ainda não possuir conta nesse nível, deve fazer o cadastro ou aumentar o nível (se a conta for bronze) no site ou no aplicativo Gov.br
- Ler e aceitar o termo de responsabilidade
- Consultar o valor a receber; a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber;
- Clicar na opção que o sistema indicar, que pode ser: “Solicitar por aqui” (a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis ou “Solicitar via instituição” (entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor).