O Dia dos Namorados está chegando e a data tem potencial para movimentar R$ 18 bilhões, uma vez que os consumidores esperam gastar, em média, R$ 196 com o presente para o parceiro ou parceira, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
A pesquisa apontou que 57% pretendem comprar presentes nessa data, o que levaria 92,1 milhões de pessoas às compras.
O valor do gasto médio está em linha com o levantamento realizado no ano passado, mas com os consuidores identificando a elevação dos preços em 2021 e 2022.
Embora não tenha ocorrido um aumento no valor dos presentes, mais de um terço (35%) dos pesquisados admitiu que irá gastar mais do que deveria, justificando que o parceiro ou parceira merece ou que querem agradar, mesmo que tenham que fazer dívidas para isso.
A maior parte dos pagamentos será feita à vista (68,2%), mas nesse total é considerado quem vai pagar com cartão de crédito em parcela única.
Em caso de atraso, os juros que incidem na fatura são um dos mais elevados do mercado. Segundo o Banco Central (BC), em fevereiro (último dado disponível), a taxa média de juros do cartão de crédito era de 200% ao ano, o equivalente a 9,58% ao mês.
Já as compras parceladas irão responder por 30% do total e o parcelamento em três vezes deve ser o mais utilizado.
O endividamento do brasileiro está em patamar recorde e o cartão de crédito é um dos principais vilões.
Controle financeiro
Segundo o BC, esse endividamento terminou 2021 em 52,6%, uma alta de 8,7 pontos percentuais em 12 meses. Isso significa dizer que as dívidas representam 52,6% da renda acumulada em 12 meses.
A inflação e os juros em alta contribuem para que esse endividamento continue em alta, por isso, o cuidado com compras parceladas deve ser redobrado, assim como o uso do cartão de crédito, que possui taxas elevadas.
Mesmo em um cenário de endividamento já elevado, a pesquisa da CNDL apontou que 8% dos que vão presentear deixarão de pagar alguma conta e usar o dinheiro para comprar o presente do Dia dos Namorados.
Ainda de acordo com o levantamento, 26% dos que vão presentear na data possuem contas com pagamento em atraso, sendo que 66% estão com o “nome sujo”, ou seja, nos cadastros de restrição de crédito.
Principais presentes
A pesquisa mostra ainda que os principais presentes serão roupas (37%), perfumes e cosméticos (34%), mas cresceu a participação da opção jantar entre as intenções, que passou de 11% para 19% entre os levantamentos de 2021 e 2022, lembrando que parte dos entrevistados mostrou a intenção de dar mais de um presente.
Os eletrônicos, mais caros, foram apontados como opção de presente por 5,8% dos entrevistados. Em 2021, essa fatia era de 10,4%.
Em relação ao local em que serão comprados os presentes, 30% responderam que a compra será feita pela internet, 26%, em shoppings, e 9%, em centros de compra populares. O preço é o principal fator para determinar o local de aquisição dos presentes.
A amostra da pesquisa foi de 999 pessoas, com realização entre os dias 4 e 10 de maio. Os dados foram ponderados por sexo, idade, estado e renda. A margem de erro da pesquisa está entre 3,10 e 3,99 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.