O C6 Bank foi a instituição financeira com mais reclamações no quarto trimestre de 2021 entre as 15 maiores instituições financeiras do país, segundo ranking elaborado pelo Banco Central e divulgado nesta quinta-feira.
Segundo o levantamento, a instituição registrou 106,22 pontos. Essa pontuação considera o total de clientes (13.594.217) e o número de reclamações (1.444). No terceiro trimestre, o C6 já havia ficado com a liderança. No segundo trimestre, esse posto ficou com o BTG e, no primeiro, com o Banco Pan.
O ranking de reclamações foi alterado. O BC passou a incluir instituições de pagamentos e não só bancos e financeiras. Além disso, passou a considerar as 15 maiores conglomerados financeiros em número de clientes – anteriormente o ranking contava com dez participantes.
De acordo com o BC, as instituições de pagamento (IP) foram incluídas porque alcançaram maior relevância. As IPs fornecem serviços de compra e venda de produtos ou voltados para pagamentos, como o Mercado Pago e o PicPay. “As IPs têm se tornado cada vez mais relevantes no mercado, tanto em termos de produtos e serviços ofertados, quanto em razão do aumento crescente de sua base de clientes e das reclamações recebidas pelo BC.”
Confira os conglomerados financeiros com maior índice de reclamação:
Fonte: Banco Central | |||
Instituição | Pontos | Número de reclamações | Total de clientes |
C6 Bank | 106,22 | 1.444 | 13.594.217 |
BMG | 67,87 | 618 | 9.105.226 |
BTG/Banco Pan | 63,08 | 1.128 | 17.880.721 |
Inter | 53,90 | 818 | 15.174.249 |
Bradesco | 25,30 | 2.529 | 99.921.260 |
Também fazem parte desse ranking o Santander, Mercado Crédito, Banco Original, Caixa Econômica Federal, PagSeguro, Banco do Brasil, Itaú, Banco Votorantim, Nubank e Midway (financeira da Riachuelo).
Principais queixas
Além do ranking dos grandes conglomerados, o BC também faz um ranking das demais instituições, levando em conta as que tiveram ao menos 30 reclamações no período avaliado.
Nesse ranking, a liderança ficou com a Parati Financiamento, seguida pela Master e, em terceiro, o Banco Digimais.
Já as reclamações que mais levaram os clientes a registrar queixas foram as irregularidades relativas a cartões de crédito, com 2.185 registros. Na segunda colocação aparecem as queixas em relação a operações de crédito (2.065), seguido pelos serviços relacionados aos cartões de débito, internet banking, caixa eletrônico e serviço de credenciamento (1.515 reclamações).
Já a oferta ou informações sobre crédito consignado (aquele com desconto em folha de pagamento) feitas de forma irregulares totalizaram 1.188 queixas por parte dos clientes de instituições financeiras.