O brasileiro quer gastar, em média, R$ 64,40 com cada presente de amigo secreto neste final de ano. A brincadeira, realizada em diversas regiões do país entre famílias, grupo de amigos ou no ambiente corporativo, deve injetar R$ 6,3 bilhões na economia, segundo levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Os entrevistados irão participar, em média, de 1,6 evento de amigo secreto. Os familiares são os mais frequentes (75%), seguido dos eventos com amigos (36%) e, por último, do trabalho (26%).
Os entrevistados apontam que, entre os motivos para participar da brincadeira está a economia, uma vez que o presente é dado a apenas uma pessoa do grupo.
No entanto, a CNDL alerta que é preciso tomar alguns cuidados para não comprometer o orçamento. Isso pode acontecer com as pessoas que desejem participar de um número elevado de amigos secretos. Outra dica é só entrar na brincadeira após o preço do presente ser estipulado.
Pelo levantamento, 37% dos consumidores devem participar de encontros com amigo secreto esse ano, um contingente de 59,7 milhões de pessoas.
Entre esses, 53% declararam gostar de participar do evento, 48% responderam que o amigo secreto é uma forma de economizar em presente e uma fatia de 14% disse que participa para não ser apontada como antissocial (a resposta permitia múltiplas escolhas).
Dos que não vão participar, 34% declararam que não gostam, 30% alegaram que queriam evitar aglomeração e uma fatia de 28% afirmou que os grupos de convívio não tinham o hábito de organizar a brincadeira.