Por:

Janeiro foi mês bom para o mercado de ações, mas renda fixa não deixou a desejar

Investimentos

Por:

Janeiro foi mês bom para o mercado de ações, mas renda fixa não deixou a desejar

Investimentos

Por:

Por:

E o ano começou com ganhos positivos para quem investe em ações. No Brasil ou no exterior, essa foi a classe de ativos que apresentou os maiores ganhos em janeiro. O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, registrou alta de 3,37%. Nos Estados Unidos, o S&P 500 e o Nasdaq subiram, respectivamente, 6,2% e 10,7%.

Na avaliação de Bruno Komura, analista da Ouro Preto Investimentos, esse desempenho da Bolsa brasileira refletiu o bom humor dos mercados, com pouca reação às notícias políticas em um momento de recesso no Congresso Nacional durante o mês de janeiro. 

Outro ponto é que o volume de recursos estrangeiros na Bolsa foi positivo. Em janeiro, o fluxo estrangeiro para a Bolsa ficou positivo em R$ 12,6 bilhões, segundo dados da B3.

“A alta da Bolsa no mês de janeiro foi por causa do fluxo estrangeiro. Com o Congresso ainda recesso, não tivemos muitas notícias do fronte político e somente alguns discursos do novo governo, que não mudaram a percepção do estrangeiro de que o Brasil é um mercado barato e com potencial no curto prazo”, diz Komura.

A continuidade da alta da Bolsa, no entanto, depende da manutenção do ingresso de recursos internacionais e também do andamento das propostas enviadas pelo novo governo ao Congresso Nacional e se haverá uma política de controle fiscal, ou seja, o governo não gastar mais do que arrecada.

“Se os sinais indicarem para aumento dos gastos, sem preocupação com o fiscal, os investidores locais podem até ficar ‘vendidos’ em Brasil, o que poderia arrefecer esta onda positiva”, afirma o analista.

Vendido é o jargão do mercado financeiro para dizer que os investidores estão esperando a queda de um determinado ativo ou índice.

Renda fixa

Já para o investidor que gosta de renda fixa, janeiro também foi de ganhos, mas mais modestos em relação à Bolsa.

O CDI, taxa dos empréstimos interbancários, teve variação de 1,12% em janeiro. Essa taxa, próxima à Selic, serve como referência para uma série de investimentos populares. Com certeza você já deve ter visto a indicação de algum CDB (certificado de depósito bancário) que paga “120% do CDI”. 

O bom rendimento do CDI no ano está ligado à política monetária implementada pelo Banco Central (BC). Em outras palavras, ao processo de aumento dos juros. A taxa Selic saiu de 2%, em março de 2021, e chegou a 13,75% ao ano em agosto do ano passado, patamar em que se encontra atualmente – e que assim deve permanecer pelos próximos meses, de acordo com a sinalização da autoridade monetária.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: