Suporte

- Como cadastrar transações de receitas, despesas ou transferências no aplicativo Android?

Criar uma nova transação no aplicativo Android do Minhas Economias é muito simples. Para isso, é necessário acessar a tela de criação de transações selecionando o ícone de “Nova transação” presente em várias telas do sistema.

Você pode acessar o ícone de criação de transação a partir das telas de “Visão Geral”, “Contas”, “Notificações” e dos “Gráficos” disponíveis.

Botão “Nova transação” destacado

Em seguida, você pode escolher o tipo da transação:
- Despesa: valores subtraídos do saldo de uma conta. Por exemplo: o valor das compras do supermercado, da feira, do aluguel, da conta de telefone, de luz, do condomínio, as despesas com restaurante, internet, impostos, plano de saúde, a mensalidade escolar, do curso de inglês, e tantas outras despesas.

- Receita: valores somados ao saldo de uma conta. Por exemplo: o salário, um bônus, os honorários de serviços prestados, reembolsos, rendimentos de aplicações, dividendos e qualquer outra receita.

- Transferência: valores transferidos entre duas contas. A “Conta origem” é a conta de onde será subtraído o valor e “Conta destino” é a conta onde este valor será somado. Para fazer uma transferência é necessário ter ao menos duas contas cadastradas.

CADASTRO DE DESPESA
Depois de acessar a tela de cadastro de transação, selecione o tipo de transação, o seu valor e pressione o botão “OK”. Em nosso exemplo, vamos criar uma transação de “despesa” com o valor de R$ 25,00.

Cadastro de Despesa

A seguir, selecione a categoria e a conta (meio de pagamento desta transação). Selecionamos neste exemplo a categoria “Saúde” e a conta “Cartão de Crédito”.

Seleção de Categoria
Seleção de Conta

Você também poderá digitar uma descrição para facilitar a identificação da sua despesa, que pode ser o nome do estabelecimento, do produto ou qualquer outra descrição. Para esta transação, usamos a descrição “Farmácia”.

Campos da transação de despesa

Também é possível escolher a data de ocorrência (que é preenchida com o dia atual por padrão), consolidar a transação, configurar lembretes e parcelamentos.

Para salvar a transação após preencher os campos com as informações desejadas, basta pressionar o botão “Salvar e voltar” localizado na parte superior da tela. Caso você queira continuar inserindo transações, selecione o botão “Salvar e nova”.

Lista de transações com despesa

CADASTRO DE RECEITA
Depois de acessar a tela de cadastro de transação, selecione o tipo de transação, o seu valor e pressione o botão “OK”. Em nosso exemplo, vamos criar uma transação de “receita” com o valor de R$ 2.250,00.

Cadastro de Receita

Depois, selecionamos a categoria “Salário” e a descrição “Recebimento do salário”. A data de ocorrência selecionada é “04/08/2014”.

Campos da transação de receita

Também é possível consolidar a transação, configurar lembretes e parcelamentos.

Para salvar a receita após preencher os campos com as informações desejadas, basta pressionar o botão “Salvar e voltar” localizado na parte superior da tela. Caso você queira continuar inserindo transações, selecione o botão “Salvar e nova”.

Lista de transações com receita

CADASTRO DE TRANSFERÊNCIAS
Para criar uma transação de transferência, é necessário que você possua pelo menos duas contas cadastradas. Depois de acessar a tela de cadastro de transação, selecione o tipo de transação como “transferência”, informe o seu valor e pressione o botão “OK”.

No exemplo a seguir, utilizamos as contas “Banco” e “Carteira” para fazer uma transferência de R$ 50,00.

Cadastro de Transferência

Preenchemos a descrição da transferência como “Saque” e selecionamos a data de ocorrência como “20/08/2014”.

Campos da transação de Transferência

Para salvar a transferência, basta pressionar o botão “Salvar e voltar” localizado na parte superior da tela. Caso você queira continuar inserindo transações, selecione o botão “Salvar e nova”.

Ao cadastrar uma transferência, são criadas duas transações:
1. Na conta Banco, é criada uma transação de transferência, com valor de -R$ 50,00 retirados do saldo da conta.

2. Na conta Dinheiro, é criada uma outra ponta da transação de transferência, com o valor de R$ 50,00 acrescidos no saldo da conta.

Lista de transações com Transferência

IMPORTANTE!
– O campo “Descrição” não é obrigatório, e no caso de deixá-lo em branco, a transação será gravada como “Transação sem descrição”.

– A seleção de “Categoria” não é obrigatória, e caso a deixe em branco, será selecionada a opção “Sem categoria”.

VEJA TAMBÉM:

- Como acesso as transações de uma conta no aplicativo Android?

– Como cadastrar transações parceladas e adicionar notas no aplicativo Android?

- Como funcionam os lembretes no aplicativo Android?

- Como sincronizar os dados do aplicativo Android?

- Como cadastro novas contas e categorias no aplicativo Android?

Tópico: II. Aplicativo Android

Compartilhe este artigo: 
x
Assine nossa Newsletter

Digite o seu email e mantenha-se informado,