1.1 Como faço o meu cadastro no site ?

É bastante simples, basta seguir os seguintes passos:
1) Entre no site e clique em “Faça seu cadastro”;
2) Uma tela de cadastro se abrirá. Após preenchê-lo, clique em “Cadastrar” e uma tela surgirá avisando que o registro foi feito com sucesso;
3) Em seguida, você receberá um e-mail com um link para ativar sua conta. Clique no link recebido em seu e-mail e uma página do site será aberta confirmando a ativação de sua conta;
4) Pronto, basta digitar seu e-mail e senha no espaço existente na parte superior direita do site e você já poderá acessar a nossa ferramenta.

Você também pode criar sua conta no Minhas Economias vinculado ao seu e-mail do Yahoo ou Google (utilizando o OpenID), e utilizar a mesma senha e usuário. Veja as instruções AQUI.

Voltar ao índice

1.2 Fiz o meu cadastro, mas até agora não recebi nenhum e-mail de ativação. O que fazer ?

Para utilizar o sistema, é necessário ativar a sua conta. Após o cadastro, você deveria ter recebido um e-mail de ativação com um link que deve ser clicado para que a sua conta seja ativada.Verifique a sua caixa de SPAM. Em alguns casos o e-mail de ativação pode ser considerado como SPAM.
Caso realmente não tenha recebido o e-mail de ativação, vá ao site www.minhaseconomias.com.br, e clique em “esqueci minha senha” (fica logo abaixo do local aonde se digita o e-mail e a senha para acesso). Um novo e-mail de ativação será enviado.

Voltar ao índice

1.3 Já fiz o meu cadastro mas não estou conseguindo entrar no site. O que está errado ?

Em primeiro lugar, certifique-se que o e-mail digitado está correto. Lembre-se que algumas contas não possuem o “.br” no final, como o Hotmail ou o Gmail.
Estando seguro do e-mail digitado, clique em “esqueci minha senha” que fica logo abaixo do local aonde se digita o e-mail e a senha para acesso. Com isso, uma nova senha ou uma mensagem para a ativação da conta será enviada para o seu e-mail.

Voltar ao índice

1.4 Me cadastrei e já entrei no site. O que faço para começar a controlar minhas finanças ?

Os primeiros passos para utilizar o MinhasEconomias e começar a controlar suas finanças são:
1) Cadastre seus meios de pagamento/recebimento (contas bancárias, cartões de crédito, dinheiro em espécie, etc) na caixa “Contas” localizada na lateral esquerda superior da aba de “Transações”;
2) Cadastre suas categorias de despesas e receitas (já há algumas pré-cadastradas, mas que podem ser excluídas ou editadas) na caixa “Categorias” situada logo abaixo da caixa “Contas”;
3) Em “Cadastro de nova transação”, lance suas despesas e receitas, sempre utilizando contas e categorias cadastradas;
4) Na área central, você pode visualizar as transações a partir de uma data escolhida e acompanhar o que já foi lançado;

No canto superior direito de cada caixa há um ponto de interrogação. Ao clicar, você poderá obter algumas dicas de uso específicas daquela caixa.

Disponibilizamos também um material básico sobre o funcionamento da ferramenta. Acesse as páginas:
www.minhaseconomias.com.br/como-funciona

Voltar ao índice

1.5 Esqueci minha senha de acesso, como faço para recuperá-la ?

Você pode clicar em “esqueci minha senha” que fica logo abaixo do local aonde se digita o e-mail e a senha para acesso. Com isso, uma nova senha será enviada para o seu e-mail. Após o login, você poderá alterar a senha para uma que lhe for conveniente clicando na aba “Configurações” e depois clicando em “Alterar a minha senha”.

Voltar ao índice

1.6 Como faço para alterar a minha senha de acesso ?

Faça o seu login normalmente no Minhas Economias. Clique então na aba “Configurações” e depois clique em “Alterar a minha senha”.

Voltar ao índice

1.7 O site é relmente seguro ? Não é perigoso disponibilizar os meus dados no Minhas Economias ?

SIM, o site é SEGURO e você pode ficar tranqüilo com relação à sua privacidade:
– o registro é anônimo: para se cadastrar, não há a exigência de qualquer informação que possa identificá-lo pessoalmente, nem nome, RG, CPF ou endereço. Só há a necessidade de um e-mail válido para comunicação e algumas informações (ano de nascimento, estado civil, sexo e país).
– não é necessário cadastrar qualquer informação de bancos ou contas. Em nenhum momento processamos qualquer transação bancária ou transferência de dinheiro, nem acessamos qualquer conta ou informação diretamente no banco ou instituição financeira.
– os dados trafegam na internet com segurança total. Toda as informações que trafegam pela internet através do nosso site são criptografadas para evitar que sejam capturadas. Utilizamos uma criptografia de 128 bits e o padrão SSL 3.0 (Secure Sockets Layer) – o protocolo de segurança mais eficiente do mercado e o mesmo utilizado pelos principais bancos e sites de comércio eletrônico. O Certificado de Segurança é fornecido pela COMODO, entidade certificadora reconhecida mundialmente.

Voltar ao índice

1.8 Eu tenho que informar algum dado bancário para utilizar o sistema ?

NÃO, não é necessário cadastrar qualquer informação de agência, número de conta bancária ou senha de banco. Em nenhum momento processamos qualquer transação bancária ou transferência de dinheiro, nem acessamos qualquer conta ou informação diretamente no banco ou instituição financeira.

Voltar ao índice

1.9 Tenho um certo receio de colocar minhas informações financeiras na internet. Alguém pode descobrir que são minhas ?

O registro é totalmente anônimo, não há como identificá-lo pessoalmente.
Para se cadastrar NÃO é preciso informar nome, RG, CPF, endereço, nem qualquer informação que possa identificá-lo. Só há a necessidade de um e-mail válido para comunicação e algumas informações (ano de nascimento, estado civil, sexo e país).

Voltar ao índice

1.10 Atualmente é necessário pagar alguma coisa para usar o site ? E no futuro ?

Nós não cobramos absolutamente nada pelo serviço e nem pretendemos fazê-lo. O cadastro não gera cobrança alguma ao usuário e toda a ferramenta e conteúdos do site são 100% gratuitos.
Fique tranqüilo, temos o compromisso de não cobrar absolutamente nada de nossos usuários, tanto em relação ao sistema quanto ao material educativo que estamos adicionando ao site aos poucos.

Voltar ao índice

1.11 Já que a utilização do Minhas Economias é gratuita, como o site se sustentará financeiramente, de modo a garantir a continuidade do sistema ?

Uma das fontes de receita será a publicidade, sempre com o cuidado de não atrapalhar a usabilidade das ferramentas nem de invadir a privacidade dos usuários. Além disso, também estamos buscando apoios e patrocínios de empresas que possuem sinergia com o Minhas Economias.
Estamos totalmente confiantes na continuidade do sistema, porém sabemos que algumas pessoas ainda podem se sentir inseguras. Assim, implementamos uma função para exportar os lançamentos para o Excel para que que cada um possa ter o seu próprio back-up.

Voltar ao índice

1.12 É possível enviar convites para meus amigos se cadastrarem também ?

Sim, se você gostou do site você pode indicá-lo a quem você quiser. Não é necessário um convite para se cadastrar, mas você pode enviar um convite para facilitar esta indicação.
Faça o login no Minhas Economias e clique na aba de “Transações”. Do lado esquerdo da tela, na parte inferior, você encontrará um espaço com o título “Convites”. Informe o e-mail para quem você queira enviar o convite e clique em “Enviar convite”.

Voltar ao índice

1.13 Como posso criar uma conta vinculada ao meu e-mail do Yahoo ou do Google (utilizando o OpenID) ?

Se você já possui uma conta de e-mail no Yahoo ou no Google, é possível utilizar o mesmo usuário e senha de sua conta de e-mail para fazer o cadastro no Minhas Economias. Para isso, siga o procedimento:
1) Entre no site e clique nos ícones do Yahoo ou do Google que estão no topo da página (dependendo do seu e-mail).
2) O sistema mostrará a tela de entrada de seu e-mail. Informe o seu usuário e senha, da mesma maneira que você faz para entrar no e-mail.
Obs.: se você já estiver conectado ao seu e-mail, esta etapa não é necessária e o Minhas Economias passará automaticamente para o próximo passo.
3) Uma nova tela aparecerá informando que o Minhas Economias está pedindo algumas informações de sua conta. Clique em “Permitir” para continuar com o processo.
3) Uma tela de cadastro se abrirá. Após preenchê-lo, clique em “Cadastrar” e pronto! Você já está cadastrado e pode começar a utilizar imediatamente o sistema.

Nas próximas vezes que quiser acessar o Minhas Economias, clique nos ícones do Yahoo ou do Google que estão no topo da página. Se você já estiver acessando o seu e-mail, você entrará automaticamente no site, sem precisar preencher novamente o seu e-mail e senha. Caso contrário o sistema mostrará a tela de entrada de seu e-mail. Informe o seu usuário e senha, da mesma maneira que você faz para entrar no e-mail.

Você continua com a possibilidade de entrar no Minhas Economias digitando o usuário e senha em nosso site, da mesma maneira que fazia antes.

Voltar ao índice

1.14 Já tenho uma conta cadastrada no Minhas Economias, utilizando um e-mail do Yahoo ou do Google. Como faço para vincular minha conta ao e-mail (utilizando o OpenID) ?

Você pode vincular a sua conta de e-mail ao cadastro do Minhas Economias posteriormente. Para isso:
1) Faça o seu login normalmente no Minhas Economias. Clique então na aba “Configurações”.
2) No lado esquerdo da tela, na parte de “Informações Básicas”, clique em “Habilitar OpenID”.
3) Pronto, nas próximas vezes que quiser acessar o Minhas Economias, clique nos ícones do Yahoo ou do Google que estão no topo da página. Se você já estiver acessando o seu e-mail, você entrará automaticamente no site, sem precisar preencher novamente o seu e-mail e senha. Caso contrário o sistema mostrará a tela de entrada de seu e-mail. Informe o seu usuário e senha, da mesma maneira que você faz para entrar no e-mail.

Você continua com a possibilidade de entrar no Minhas Economias digitando o usuário e senha em nosso site, da mesma maneira que fazia antes.

Voltar ao índice

1.15 Vinculei as minhas contas de e-mail e do Minhas Economias através do OpenID. Ainda assim, é possível definir uma senha diferente para o Minhas Economias ?

Sim, é possível.
1) Faça o seu login normalmente no Minhas Economias. Clique então na aba “Configurações”.
2) No lado esquerdo da tela, na parte de “Informações Básicas”, clique em “Alterar Senha”.
3) Informe a sua senha antiga, e a sua senha nova. Confirme a nova senha.
3) Pronto. Nas próximas vezes que quiser acessar o Minhas Economias, você pode informar o seu e-mail e esta nova senha para entrar no site.

Você continua com a possibilidade de entrar no Minhas Economias através do OpenID. Para isso, clique nos ícones do Yahoo ou do Google que estão no topo da página. Se você já estiver acessando o seu e-mail, você entrará automaticamente no site, sem precisar preencher novamente o seu e-mail e senha. Caso contrário o sistema mostrará a tela de entrada de seu e-mail. Informe o seu usuário e senha, da mesma maneira que você faz para entrar no e-mail.

Voltar ao índice