Por:

Enchendo o bolso com os Investimentos? Reinvista os Ganhos.

Por:

Enchendo o bolso com os Investimentos? Reinvista os Ganhos.

reinvista

Por:

Por:

Você que tem algum dinheiro investido em aplicações de Renda Fixa, está bem feliz com seus rendimentos, certo? A não ser que você tenha aplicado há muito tempo atrás e em fundos pré-fixados, provavelmente está ganhando com as altas taxas de juros que estão sendo praticadas no Brasil. Mas como ganhar ainda mais dinheiro?

Não tem nada de errado em querer lucrar valores maiores, desde que isso seja conquistado de maneira honesta e legal. Assim, vamos a um exemplo.

Se você tem uma aplicação de R$ 100.000,00, considerando uma rentabilidade de cerca de 10% ao ano, daria para lucrar R$ 10.000 em 12 meses.

Você acha pouco? Bem, ninguém vai ficar milionário em somente um ano com este rendimento, mas o valor não é de se desprezar. Imagine o que dá para fazer com este valor de lucro. Mesmo com o dólar em alta, daria para fazer uma bela viagem para o exterior e curtir novas experiências culturais e gastronômicas!

Na verdade, esta é a primeira reação das pessoas ao saber do valor que conseguiram com os investimentos: todos querem gastar os lucros ganhos! Nada contra isso, aliás é sempre bom saber aproveitar o momento e fazer um bom uso do dinheiro.

Mas o segredo para continuar ganhando ainda mais é: reinvista o dinheiro ganho. E aqui vão algumas boas razões para isso:

1. Rendimento não é ganho real: você tem que descontar a inflação
Da mesma forma que os juros dos investimentos estão altos, tudo mais parece estar também alto, inclusive a inflação. Mesmo se formos um pouco otimistas, ainda assim podemos assumir que a inflação neste ano deve chegar a 9%.

reinvista_interior

Tudo bem que este percentual é uma média das inflações de vários objetos e serviços, mas é como se você precisasse de 9% a mais de dinheiro para comprar a mesma coisa que há um ano atrás.

Assim, o seu rendimento de “estratosféricos” 10% anuais viram ….. míseros 1% se descontarmos a inflação! Já não dá para ficar tão feliz assim, certo? Nem mesmo sair por aí comprando tudo o que encontrar pela frente.

2. Reinvestir é ganhar juros sobre juros
Como vimos, o lucro real não é lá grande coisa. Assim, o ideal mesmo é reinvestir todo o dinheiro ganho e tirar vantagem do efeito dos ‘juros compostos’.

3. Analise o momento de sua vida e a situação econômica geral
Mesmo se o seu investimento tivesse efetivamente gerado um ganho extraordinário, antes de gastá-lo é sempre importante analisar a situação econômica do país, do mundo e também a sua situação pessoal.

Estamos passando por um momento de economia fraca e perda de empregos. Mesmo que você esteja bem seguro de que não ficará desempregado nos próximos meses, é sempre saudável aumentar as suas reservas para imprevistos.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: