Muitos usuários / leitores têm tido dúvidas em relação à escolha de investimentos conservadores de curto prazo. Mostramos aqui um quadro comparando a rentabilidade esperada dos fundos DI e da poupança sob diversos cenários de taxa Selic.

O que o quadro abaixo nos mostra é que mesmo com as novas regras da caderneta de poupança (para novas aplicações), ela ainda é um investimento bastante competitivo na comparação com os fundos DI. Em nossa projeção, apenas fundos com taxa de administração de até cerca de 0,5% ao ano conseguem obter rentabilidade líquida (isto é, já sem impostos) superior à da nova poupança. Destacamos em rosa, as rentabilidades líquidas projetadas superiores à rentabilidade da poupança.

Para realizar estas projeções assumimos as seguintes premissas:

– Alíquota de IR de 22,5%;

– Rentabilidade bruta = 105% CDI

– TR = 0%;

– Período de 30 dias corridos = 21 dias úteis

Quer ver se o seu fundo DI apresentou um bom desempenho? Confira o Comparador de Fundos DI do Minhas Economias para ver como ele foi.

Caso queira comentar este e outros textos, por favor, encaminhe uma mensagem para contato@minhaseconomias.com.br ou entre em contato pelo formulário do site.