Por:

Veja projeto que mostra vida de pessoas Endividadas.

Por:

Veja projeto que mostra vida de pessoas Endividadas.

vida_endividado

Por:

Por:

Ninguém gosta de ficar lendo ou escutando assuntos mais ‘pesados’ e ‘chatos’ e, sem dúvida, o Endividamento se encaixa nestas duas categorias. Mas muitas vezes, especialmente para aqueles que estão passando por uma situação difícil, só o fato de saber que não estão sozinhos pode trazer algum alívio e até impulsionar uma mudança. É o que o projeto “The Debt Project” (algo como o “Projeto dos Endividados”) quer fazer.

O Endividamento não é ‘privilégio’ dos brasileiros, ele ocorre em todos os países do mundo, em maior ou menor grau. Na última grande crise econômica dos Estados Unidos, conhecida como crise do ‘subprime’ e que veio a público no início de 2007, o endividamento marcou a vida de muitas pessoas e famílias.

Deste cenário surgiu em 2012 o projeto da fotógrafa Brittany M. Powell (que curiosamente nasceu na Itália). Ela mesma foi vítima da crise financeira e, a partir desta experiência, resolveu dar uma pequena contribuição para aqueles que estão passado ou que podem vir a passar pelas mesmas dificuldades.

vida_endividado_interior

Porém, ao invés de simplesmente dar dicas financeiras de como poupar mais e gastar menos, ela optou por um olhar mais pessoal e artístico. Através de fotografias e pequenas estórias escritas a mão pelos próprios endividados, Brittany consegue nos aproximar mais da vida destas pessoas.

O site é em inglês, mas abaixo fizemos uma tradução livre da explicação do “The Debt Project”:

“Em 2012, depois de lutar com uma perda significativa de renda de meu negócio de fotografia seguindo o declínio econômico de 2008, as minhas dívidas dispararam e eu tomei a difícil decisão de declarar falência. Isso impulsionou o meu interesse em investigar o papel que a dívida pode desempenhar em nossa identidade e no modo como nos relacionamos com o mundo. A dívida é cobrada publicamente e é altamente estigmatizada, mas é quase sempre vivida de forma particular. É, em muitos aspectos, uma forma abstrata, sem peso ou estrutura material, mas impacta quase que fisicamente em nós, tornando-se um fardo na vida cotidiana de uma pessoa.

Eu comecei este projeto pedindo às pessoas que se sentassem para um retrato formal em sua casa, cercado por seus pertences, e a responder a uma série de perguntas sobre suas dívidas. Eu também lhes pedi para escreverem à mão o montante de suas dívidas e a história por trás delas. Estas “histórias de dívida” são exibidas separadamente das fotografias, incluindo todos os participantes de projetos.

Meu objetivo é fotografar 99 pessoas em todo os EUA, a fim de reunir as pessoas para “recontextualizar” uma experiência frequentemente abstrata e que causa vergonha. A minha esperança é que a criação de uma plataforma para discutir esta questão irá incentivar o espectador e os participantes a questionar e reformular a nossa percepção da dívida, e de como podemos contribuir para a discussão sobre o seu poder e papel em nossa estrutura social.”

E como ninguém vive de vento, o site aceita doações e também vende uma edição limitada das fotografias. Mas tudo para que o projeto seja terminado.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: