Por:

Traduzindo o Economês: “Small Cap antecipa PIB e anda à frente do Ibovespa”

Por:

Traduzindo o Economês: “Small Cap antecipa PIB e anda à frente do Ibovespa”

economes

Por:

Por:

As notícias sobre a Economia podem parecer, em muitos casos, um emaranhado de palavras e frases ininteligíveis e complexas. Isto porque há um linguajar próprio, específico, que exige um conhecimento prévio para que o entendimento seja alcançado. Mas e se houvesse uma espécie de tradutor que lhe ajudasse a entender qualquer texto de Economia?

Bem, este ‘tradutor’ ainda não existe. Mas podemos tentar ajudar um pouco explicando algumas frases que podem geram dúvidas. Por exemplo, esta que saiu no Valor Econômico:Small cap antecipa PIB e anda à frente do Ibovespa.

1. Explicação de algumas palavras:

Antes de explicar a frase inteira, é importante entender melhor o significado de algumas palavras:

Small Caps: Small (pequeno) Caps (capitalização) é o nome dado às ações de empresas que tem um menor valor de mercado (menor valorização) e que acabam tendo um menor volume de negociação na Bolsa de Valores. Ou seja, de maneira simplista, são ações de empresas menores.

PIB: é o Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços finais produzidos. De uma certa maneira ele mede o crescimento do país, já que um PIB maior indica que houve aumento da ‘produção’ e, provavelmente, do ‘consumo’.

Ibovespa: é o Índice Bovespa, que tem como objetivo medir o desempenho médio das ações da Bolsa de Valores de São Paulo. O Ibovespa é calculado pela média da valorização das ações de empresas mais relevantes (mais negociadas e de maior capitalização): assim, as Small Caps normalmente não fazem parte do Ibovespa.

2. E o que a frase está querendo dizer?

Apesar de não haver ainda um aumento real do PIB no país, as ações de empresas Small Caps já estão em alta, na expectativa (e esperança!) de que o PIB vai aumentar no futuro próximo.

economes_interior

O mercado de ações realmente sempre trabalha com este tipo de antecipação: as ações sobem ou descem de acordo com o que se acha que vai acontecer no futuro. Em nosso exemplo, há uma crença de que o ‘pior já passou’ e que há uma tendência de crescimento maior no final de 2017 e 2018. Assim, o ideal é comprar as ações agora (pois elas estão baratas), apostando na valorização delas assim que o crescimento do PIB se confirme.

E as empresas menores normalmente são afetadas mais rapidamente pela melhoria (ou pela piora também) da Economia: ou seja, caso o otimismo se concretize, as ações destas empresas devem se valorizar mais no curto prazo. É por isso que elas estão à frente do Ibovespa.

3. Como isto impacta a sua Vida Financeira?

A notícia pode levar alguns a pensar que esta é uma boa hora de comprar ações de Small Caps, já que elas estão valorizando bem nos últimos meses. Realmente, pode até ser que esta valorização continue por um bom tempo, desde que a economia brasileira siga em recuperação.

Porém, há outro ponto a se considerar: esta matéria foi publicada em um jornal de grande circulação, assim muita gente agora já sabe do ‘segredo’ da valorização das Small Caps! E quando isso acontece, a chance de ganhar dinheiro diminui bastante.

O que geralmente acontece nestes casos é:
• Os ‘profissionais’ já compraram as ações das Small Caps meses atrás, quando estavam bem baratas.
• De lá para cá, estas ações se valorizaram.
• Com a matéria do jornal, uma grande multidão de ‘amadores’ do mercado de renda variável vão comprar muitas ações das Small Caps sem analisar se o valor delas realmente é coerente, causando um aumento ainda maior no seu preço.
• Os ‘profissionais’ então aproveitam para vender as ações e embolsar o lucro. Esta venda faz com que as ações comecem a perder o seu valor.
• Os ‘amadores’ acreditam que isso é passageiro, e continuam a segurar as ações … até que finalmente ficam no prejuízo ou em um lucro muito baixo.

Mas isso é só uma teoria. Na prática, a teoria pode ser outra.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: