Ter uma Vida Financeira equilibrada e saudável é igual a cuidar da saúde: não basta somente ter o conhecimento teórico, é preciso praticar muito! Pequenas atitudes e hábitos irão fazer toda a diferença em 10 ou 20 anos. Mas será que você está realmente desempenhando estas virtudes econômicas no seu dia a dia?


Para que você analise se está realmente indo na direção correta da Saúde Financeira, vamos dar alguns exemplos de virtudes que você deve dominar já!

1. Controle da busca pela gratificação imediata.

Um importante componente da boa Educação Financeira é a capacidade de deixar de satisfazer um desejo imediato por algo melhor no futuro.

Ou, em outras palavras, é conseguir deixar de lado a gratificação imediata e buscar uma gratificação maior ainda no médio e longo prazo.

Por exemplo, ao invés de comprar o último modelo de celular que vai te trazer um ‘status’ social já, você deveria investir este dinheiro e fazê-lo render muito mais até a sua aposentadoria.

2. Entender o significado do ‘valor’.

O conceito de valor é sempre algo difícil de definir. Mas um bom significado seria: tirar o máximo proveito de cada dinheiro que você gasta.

virtudes_economicas_interior

Não significa necessariamente comprar o produto ou serviço mais barato, sempre. Em vez disso, significa evitar o luxo pelo luxo. Ou seja, levar em conta coisas como qualidade, durabilidade e real utilização dos itens que compramos.

3. Buscar coisas de graça.

Será impossível? Não! Há muita coisa de graça, ou quase de graça, que pode nos ajudar muito a gastar menos.

Procurar opções de cultura e lazer ao ar livre ou em parques é um bom exemplo. Viajar e ficar hospedado na casa de amigos ou conhecidos (e depois hospedar em sua casa também os estrangeiros) pode ser outro exemplo.

Buscar restaurantes com descontos também é uma boa opção, desde que a promoção em si não sirva de desculpa para consumir acima do seu orçamento!

4. Ignorar o que é muito popular ou o que ‘está na moda’.

Boa parte dos nossos gastos é realizado em compras motivadas por modismos. O último lançamento de um tênis de marca, um relógio caro, o carro do ano com design inovador ou a roupa que a modelo famosa acabou de usar na propaganda da televisão.

Aprenda a ignorar um pouco esta cultura do modismo e você será mais feliz.

5. Mantenha-se informado.

Isto é sempre muito importante em todos os aspectos de nossa vida, mas acaba sendo essencial para aqueles que tem algum dinheiro para investir.

Estar antenado com as tendências do mercado, trocar ideias e ouvir outros pontos de vista, é fundamental para que você mantenha o seu portfólio de investimentos dinâmico.