Por:

“Qual o melhor investimento para o meu dinheiro, para comprar uma casa em 2012?”

“Qual o melhor investimento para o meu dinheiro, para comprar uma casa em 2012?”

Por:

“Qual o melhor investimento para o meu dinheiro, para comprar uma casa em 2012?”

“Qual o melhor investimento para o meu dinheiro, para comprar uma casa em 2012?”

Por:

Por:

Pergunta: Gostaria de saber qual o melhor investimento para o meu dinheiro, pois estou juntando para comprar uma casa em 2012.

Já disponho de R$16 mil na caderneta de poupança, mas o problema é que a ela está rendendo muito pouco para esse valor. Será que existe outro investimento seguro e que não cobre muito imposto? Por favor, me ajude!

Comecei a juntar dinheiro em dezembro de 2010, cortei todos os gastos desnecessários, estou quitando mês a mês as dívidas e determinei que, em hipótese alguma, seria permitido compras nos cartões enquanto os débitos não zerassem. Assim, estou conseguindo pagar tudo, viver moderadamente e ainda poupar para o sonho da casa própria.

Resposta:

Parabéns por sua determinação e disciplina, que a cada dia tornam seu sonho mais próximo da realidade.

Quanto às opções de investimentos seguros para este horizonte (até 2012) e valor, temos os fundos DI ou de renda fixa, os CDB-DI e o Tesouro Direto. Mas, infelizmente, não há uma resposta sobre qual opção é a melhor.

Da mesma forma que acontecerá quando você for comprar sua casa, você precisará agora pesquisar bastante cada investimento e tomar uma decisão com base em suas condições de vida e expectativas. No entanto, os principais aspectos a serem levados em conta são: risco, rentabilidade oferecida, incidência de Imposto de Renda, prazo de carência (o tempo mínimo exigido de aplicação do dinheiro) e taxas de administração.

Você poderá obter muitas informações na Internet e junto a instituições financeiras. Esta pesquisa pode até dar um certo trabalho no início, mas valerá a pena para o resto de sua vida!

Como dica adicional, analise também se 2012 não é um prazo muito curto para comprar a sua casa, uma vez que o efeito dos “juros compostos” será tanto maior quanto mais tempo seu dinheiro ficar investido.

Por último, vale ressaltar que a pesquisa de opções de investimento deve ser feita de forma permanente, pois as condições do mercado se alteram ao longo do tempo e, quanto mais recursos você acumular, melhor rentabilidade será obtida.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Baixe o App Minhas Economias

App Minhas Economias
QRcode Loja de Aplicativos Minhas Economias

Siga o Minhas Economias:

Categorias: